Quando devo me preocupar com a depressão?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

É permanente, permeando todos os dias da vida da pessoa por mais de 14 dias; Além de se sentir triste, a pessoa também sofre com algumas mudanças alimentares e de sono, tem baixa autoestima, sensação de culpa constante, pensamentos suicidas e perda de prazer em fazer o que antes proporcionava alegria.

Depressão psicótica, o quadro mais grave da depressão
Com uma recorrência dos mais diversos tipos de delírios, todos os seus sentidos encontram-se no mais profundo desequilíbrio. Um paciente diagnosticado com esse tipo de depressão pode ouvir, ver, sentir odores e até sentir toques em seu corpo que não existem.

A depressão pode ocorrer de diversas formas e graus de intensidade, podendo passar por estágios de depressão leve, moderada e severa. Esta última é conhecida como depressão profunda, considerada a fase mais grave da doença.

Teste de Depressão Inventário de Beck
Existem diversos testes práticos que podem ser realizados de forma online e são autoaplicáveis. Um deles é o inventário de Beck. Ele é um dos instrumentos mais usados por psicólogos e psiquiatras para medir o nível de depressão que a pessoa tem.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

A crise de depressão pode ser desencadeada por determinados eventos e gatilhos, acontecimentos que envolvam ameaças de perda ou perda iminente. Podem ser como um choque emocional para a pessoa depressiva, fazendo com que naquele momento haja uma crise.

A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.

Há evidências crescentes de que várias partes do cérebro encolhem em pessoas com depressão. Especificamente, a matéria cinzenta, um tecido com muitas células cerebrais.

Evidências científicas sugerem que pessoas com transtornos mentais geralmente consomem comidas ricas em gordura e açúcar em excesso, além da ingestão inadequada de alimentos ricos em nutrientes.

Causas: A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.

Para obter um diagnóstico é fundamental consultar um psicólogo ou um médico psiquiatra. No entanto, esse teste pode fornecer informações necessárias para pessoas que não tiveram ou ainda não puderam ter contato com um profissional.

O diagnóstico da depressão ou ansiedade é feito pelo psicólogo ou médico psiquiatra. Quando há desconfiança de que alguém pode ter uma dessas condições, é recomendado aconselhar essa pessoa a visitar algum desses especialistas.

Dizemos que a depressão é uma doença silenciosa porque não tem uma fórmula definida para diagnóstico e tratamento. Cada pessoa reage e a manifesta de um jeito. Sendo assim, as causas também variam de acordo com as experiências e histórico de saúde de cada paciente.

Os sintomas principais da depressão são o humor deprimido por mais de 2 semanas, perda de prazer em realizar atividades que antes traziam alegria e sensação de fadiga.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.