Quando começou a pandemia?

Perguntado por: ofigueiredo . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. O termo “pandemia” se refere à distribuição geográfica de uma doença e não à sua gravidade. A designação reconhece que, no momento, existem surtos de COVID-19 em vários países e regiões do mundo.

O primeiro caso confirmado de pessoa com o novo coronavírus no Brasil ocorreu em 26 de fevereiro de 2020.

Em 5 de maio de 2023, a OMS anunciou o fim da pandemia de coronavírus que deixou pelo menos sete milhões de pessoas como vítimas fatais do vírus em todo o mundo.

A primeira infecção conhecida da covid-19, a doença do coronavírus SRA-CoV-2, ocorreu no dia 17 de novembro de 2019, de acordo com dados do governo chinês. Tratava-se de uma pessoa de 55 anos da província de Hubei, próximo de Wuhan, foco do primeiro surto.

Segundo a Organização, pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença e o termo passa a ser usado quando uma epidemia, surto que afeta uma região, se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

As 3 principais epidemias que atingiram o Brasil

  • Febre amarela (a partir de 1850) Causador: um vírus do gênero Flavivirus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. ...
  • Gripe espanhola (1918) Causador: vírus influenza H1N1, transmitido entre pessoas. ...
  • Varíola (início do século 20)

A gripe espanhola é considerada uma das pandemias mais devastadoras e letais da história. A doença alastrou-se por todas as regiões do mundo e deixou o maior número de infectados e mortos, se comparada com outras pandemias.

Brasília, 5 de maio de 2023 – A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5/05), em Genebra, na Suíça, o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) referente à COVID-19.

E qual é a diferença entre endemia, epidemia, pandemia e surto? A resposta, basicamente, tem relação com a escala e a frequência com a qual uma doença está contaminando as pessoas.

O anúncio acabou sendo interpretado como o “fim da pandemia”, mas não é bem assim. Na verdade, tecnicamente ainda vivemos uma situação pandêmica. A diferença é que agora o coronavírus não está mais sobrecarregando os sistemas de saúde.

Economia brasileira saiu-se bem na pandemia, quando nível do PIB ao fim de 2022 é comparado com nível na mesma data caso tendência de crescimento pré-Covid-19 tivesse sido mantida. Brasil fica na 13º posição entre 47 países. Esta nota procura avaliar o desempenho da atividade econômica brasileira ao longo da epidemia.

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (26/2), o primeiro caso de novo coronavírus em São Paulo. O homem de 61 anos deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, nesta terça-feira (25/2), com histórico de viagem para Itália, região da Lombardia.

O novo coronavírus foi considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como pandemia —classificação usada para descrever o crescimento inesperado de uma doença em âmbito global. De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo órgão, há mais de 125 mil casos confirmados, espalhados por 118 países e territórios.