Quando começam os sintomas de borderline?

Perguntado por: oboaventura7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Normalmente, esses sinais começam a aparecer na adolescência ou no começo da vida adulta, sendo que tendem a se estabilizar pela faixa de idade dos 40 anos. Inclusive, é muito difícil diagnosticar o borderline na adolescência, já que essa é uma fase conturbada na vida das pessoas.

Origem do borderline
Segundo o psiquiatra, o borderline, como todos os transtornos de personalidade, não surge de repente durante a vida adulta. “Isso porque os sinais e sintomas precoces já podem ser observados em idades mais jovens, especialmente durante a adolescência.

Várias causas são apontadas para a origem do transtorno. Acredita-se que, além do forte componente genético, experiências traumáticas na infância, como abuso sexual e negligência, causariam a desregulação emocional e a impulsividade, levando aos comportamentos não-funcionais, déficits e conflitos psicossociais.

Quais os tipos de transtorno de borderline?

  • Borderline convencional. ...
  • Borderline invisível. ...
  • Borderline impulsivo. ...
  • Borderline petulante. ...
  • Borderline autodestrutivo. ...
  • Borderline é mais comum em mulheres ou em homens?

Pessoas com Transtorno Borderline apresentam instabilidades nas suas relações, na autoimagem, afeto e impulsividade além do comum. Elas também se esforçam duramente para evitar o abandono real ou imaginário.

Etiologia e motivo das mudanças de humor
O que afeta o funcionamento neurológico da pessoa. Entretanto, no caso do transtorno de personalidade borderline, a mudança de humor está mais ligada as situações do dia a dia, por exemplo: relações interpessoais instáveis, stress, eventos traumáticos, etc.

Alguns recontam episódios semelhantes a ataques de ansiedade ou pânico; em outros casos, toma a forma de pensamentos obsessivos e intrusivos. Borderline em crise para alguns, eles se parecem com ataques histéricos, outros ficam paralisados. Depois, há desrealização, despersonalização, alucinações visuais ou auditivas.

É essencial realizar exames fisiológicos. O borderline no exame de sangue, ou hemograma, é identificável, assim como a sorologia. Ambos são utilizados na comparação e descarte de outras doenças mentais como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.

A psicóloga Jheniffer destaca, ainda, que é possível observar os sintomas do transtorno já na infância ou adolescência. Entretanto, no Brasil, atualmente, só é possível fechar o diagnóstico a partir dos 18 anos. "Existem pesquisas que investigam o borderline na infância também, mas nada sólido até o momento.

A possibilidade de sentirem uma rejeição, separação ou perda de algo externo provoca nestes indivíduos alterações profundas quanto à sua auto imagem, afetos, cognição e até mesmo comportamentos. Vivem intensamente medos de abandono e uma raiva inapropriada face a breves separações, ou pequenas mudanças.

Sensações diferentes e extremas em um piscar de olhos. A instabilidade emocional elevada ao grau máximo é um sério problema de saúde mental denominado Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). No Brasil, 3 milhões de pessoas sofrem com esse problema.