Quando começa a contar o início da gravidez?
A contagem da gravidez utilizada pelos médicos é a contagem de 40 semanas de gravidez, que inicia no primeiro dia de sua última menstruação (DUM) até o nascimento do bebê, então, em média, a gravidez tem 280 dias ou 40 semanas.
Quando se começa a contar o dia da gravidez
Como a ovulação acontece mais ou menos duas semanas depois do começo da menstruação, na prática a gravidez dura 38 semanas a partir do dia em que o bebê foi gerado. Só que a contagem oficial, dos médicos começa antes mesmo de você engravidar.
Como é contado o primeiro dia de gravidez
Dia 1. Este é o primeiro dia de sua menstruação. Embora você ainda não esteja grávida, a maioria das gestações é contada a partir deste dia.
Quando se deve contar que está grávida
Por isso, quando temos certeza que o milagre da vida aconteceu, a vontade de anunciar para o mundo a novidade é incontrolável. No entanto, acredite, a recomendação da maioria dos ginecologistas e obstetras é controlar a ansiedade. E esperar chegar, ao menos, nas 12 semanas de gestação.
Porque a gravidez é contada a partir do primeiro dia de menstruação
Ela deve ser contada a partir do primeiro dia da data da última menstruação – identificada pela sigla DUM – e não da concepção. Isso porque é um pouco difícil de definir o momento exato da fecundação. Afinal, os espermatozoides, antes de atingirem o óvulo, conseguem viver até sete dias no corpo da mulher.
Por que a gravidez é contada a partir da última menstruação
A DUM será determinante na gravidez, pois não é comum que as mulheres saibam exatamente qual foi a relação sexual que originou a gestação, muito menos em que dia aconteceu. Dessa forma, estima-se as datas pela última menstruação, considerando que a mulher possua um ciclo menstrual regular.
Porque não se deve contar a gravidez antes dos 3 meses
A tradição popular de não contar sobre a gravidez antes do fim do terceiro mês nasce do medo de perder o bebê. Querer guardar segredo sobre um aborto espontâneo é direito de toda mulher (ou casal).
O que significa 1 semana de gravidez
A primeira semana de gravidez é um dos momentos mais importantes para o desenvolvimento do feto, porque é o início do zero do seu desenvolvimento. Sabemos que, nesse período, algumas mudanças e sintomas começam a aparecer e alguns cuidados devem ser tomados.
Como saber se engravidei no mesmo dia
Também é possível destacar, entre os sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação:
- Leves cólicas abdominais;
- Náuseas, enjoos, vômitos e aversão a cheiros fortes;
- Alterações no corrimento vaginal;
- Sensibilidade e aumento dos seios;
- Cansaço e sonolência;
- Atraso menstrual;
- Sangramento vaginal;
- Dor de cabeça.
Qual é o período de maior risco na gravidez
O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.
Pode ter relação nos 3 primeiros meses de gravidez
1Fazer sexo no primeiro trimestre de gravidez é algo muito comum e que não oferece riscos para o bebê. 2O desejo sexual da mulher pode mudar. Pode aumentar e também pode diminuir, dependendo de como anda a gravidez. Nos dois casos é completamente normal.