Por que a laqueadura não impede a menstruação?

Perguntado por: odinis6 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

A laqueadura não afeta a produção de hormônios em si. Por esse motivo, a cirurgia não interrompe o período menstrual.

Um dos mitos comuns sobre a laqueadura, é que após ela ser feita a menstruação acaba completamente. No entanto, isso não é verdade, depois da laqueadura a menstruação continua ocorrendo de forma regular, podendo, inclusive, cursar com um aumento acentuado da quantidade do fluxo menstrual.

Ligadura tubária ou laqueadura, é uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem.

A histerectomia consiste na remoção cirúrgica do útero. As mulheres que são submetidas a este procedimento deixam de menstruar, entrando na menopausa, e deixam também de poder engravidar. A cirurgia é realizada, mais frequentemente, em mulheres entre os 40 e os 50 anos.

A eficácia depende, em parte, de como as trompas foram bloqueadas, mas a taxa de gravidez é sempre baixa. A recanalização espontânea das trompas pode ocorrer independentemente de erro médico ou da técnica escolhida”.

A ligadura das trompas não impede a ovulação nem interfere no ciclo hormonal feminino, não causando, portanto, nenhuma alteração no ciclo menstrual. Ela é exclusivamente um método contraceptivo, sem qualquer efeito protetor contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Efeitos colaterais
As principais complicações da laqueadura estão relacionadas ao procedimento cirúrgico, como infecção cirúrgica e sangramento. Raramente pode interferir no ciclo menstrual e provocar dor pélvica.

Outra explicação para a causa das alterações menstruais pós-laqueadura é a interrupção do uso do dispositivo intra-uterino (DIU) ou do anticoncepcional hormonal oral (pílula). O DIU predispõe ao aumento da quantidade e da duração do fluxo menstrual.

A ligadura de trompas é o método contraceptivo mais eficaz conhecido, embora ainda haja uma pequena chance da mulher engravidar.

A ligadura das trompas é uma operação realizada como forma de esterilização feminina definitiva. A cirurgia leva vários nomes — ligadura tubária, laqueadura ou ainda Contracepção Voluntária Cirúrgica Definitiva (CCVD).