O que determina a cor do cabelo do bebê?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

A cor do cabelo de um bebé é determinada por um conjunto de regras genéticas, conhecidas como as Leis de Mendel. De acordo com estas regras genéticas, a cor do cabelo é o resultado da combinação de dois pares de genes, um de cada progenitor.

A quantidade do pigmento chamado melanina resulta na cor dos fios de cabelos, semelhante ao que ocorre com a cor dos olhos. A melanina é divida em dois tipos, a eumelanina e a feomelanina. A quantidade de cada uma desses pigmentos faz com que o indivíduo tenha uma determinada cor de cabelo.

A maioria dos bebês nasce com fios finos e claros, que logo se modificam para um tipo mais definido. Com quantos meses o cabelo do bebê se define? Aparentemente, a cor e o tipo de cabelo definitivos começam a surgir por volta dos três meses de idade.

Eles são finos, suaves e abundantes e caem nas primeiras semanas de vida. Os que estão na cabeça dão lugar aos primeiros fios de cabelo, que já dão uma ideia de como as mechas serão. No entanto, até os dois anos de vida, aproximadamente, ainda podem haver alterações na forma e cor dos fios.

Cabelos. A maioria das características físicas funcionam no mesmo processo explicado acima. No caso dos cabelos, tons escuros carregam os genes dominantes, enquanto os cabelos loiros são recessivos.

Calvície
Claro que não é um fator único, e genes herdados do pai e fatores ambientais também fazem parte do conjunto total. Contudo, é este gene que indica a predisposição para ir perdendo o cabelo. Mas já agora, o formato e textura dos cabelos são uma herança do pai.

Todos nascemos com genes transmitidos pelos nossos pais.
Analisamos tudo o que você deve saber sobre as características que distinguem nosso rosto e cabelo. Todas essas características são transmitidas aos recém-nascidos através dos genes de seus pais; ao mesmo tempo, eles mesmos os herdaram de seus avós.

Cabelos ficam mais escuros e grossos
A cor dos cabelos também tende a mudar. Elas costumam escurecer durante os dois a três anos de vida. “Isso ocorre porque a produção de melanina aumenta, já que os pequenos ficam expostos ao sol, diferentemente de quando estavam dentro da barriga”, observa Fabíola Peixoto.

Resumindo: Pai e/ou mãe - AA , todas as combinações terão ao menos um A no material genético, por isso 100% de chance do(s) filho (s) nasceram com olhos escuros.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

Quando fazemos 30 anos, há uma diminuição no metabolismo e o cabelo também muda. Há afinamento da fibra capilar e o cabelo demora mais para crescer. Nas mulheres, os cabelos se afinam e nos homens, a perda dos fios começa a acontecer.