Faz mal ficar cutucando a barriga para o bebê mexer?

Perguntado por: obarros3 . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

Sempre que possível, acaricie sua barriga por toda sua extensão. Estudos científicos já demonstraram que o feto pode ser capaz de sentir e reagir ao toque da mãe.

Evitar levantar flexionando o tronco para frente, pois esta posição promove um afastamento dos músculos reto abdominais, prejudicando assim a função de sustentação dos órgãos abdominais e sua ação durante o período expulsivo.

Os movimentos feitos pela mãe como sentar, levantar, deitar e entre outros, são sentidos pelo bebê a partir da 17ª semana, pois o sistema de equilíbrio do feto já está formado. A partir da 20ª semana, os bebês também conseguem sentir o toque. É muito importante estimular o bebê nesta fase fazendo carinho na barriga.

O que pode machucar o bebê dentro da barriga da mãe? Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Pode, mas como a posição de barriga para cima, até pouco mais do 4º mês de gestação sem problemas. À partir daí, o bebê está muito grande e pode começar a ficar desconfortável. Não porque a mãe está amassando o bebê, lembre-se que ele está bem protegido em uma bolsa de liquido amniótico que evita qualquer impacto.

Dormindo de barriga para cima
O estudo que apontamos no tópico anterior mostra que grávidas, quando dormem de barriga pra cima, aumentam o risco de morte do bebê.

Não pratique atividades em que existe risco de queda (por exemplo, ciclismo de estrada ao ar livre), ou atividades com mudanças rápidas de direção (por exemplo, tênis) ou qualquer esporte de contato. Enquanto seu bebê estiver em um ambiente seguro no útero, qualquer trauma externo não vale o risco.

Dormir de barriga para cima ou do lado direito não é MITO , pelo peso do bebê e tamanho da barriga , essa posição comprime a VEIA CAVA , dificultando assim o retorno venoso e oxigenação , prejudicando assim a irrigação da Placenta .

Em casos como este, é importante identificar o local de maior desconforto, apalpando a região superior do abdômen. Se o bebê chorar ou ficar agitando o corpo em excesso durante a inspeção, pode ser um indicativo de mal-estar estomacal.

Isso porque, quando o abdômen se distende para acomodar o bebê, a pigmentação da pele do abdômen pode gerar essa linha. Ou seja, toda gestante está propensa a apresentar a linha nigra, pois ela é apenas uma alteração da pele diante da gravidez.