O que é quando a barriga fica pulsando na gravidez?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Você sabia que movimentos e pulinhos na barriga de uma grávida não são apenas chutes ou cotoveladas? Essa sensação pode indicar, na verdade, o soluço do bebê dentro da barriga. Estranho? Que nada!

Os movimentos da barriga podem ser de diversas origens e não somente por conta de uma gestação em andamento. Quando há gravidez inicial, esses tremores podem ser efeito da distensão uterina.

Antes de detalhar cada uma, te indicamos as possíveis causas de barriga tremendo: Gravidez; Problemas gástricos; Ovulação; Cistos no ovário; Ansiedade. Continue lendo para saber mais sobre cada um desses fatores e o que fazer para eliminar essa sensação de vibração na barriga.

Quando o pulso cardíaco está acelerado, acima do normal, pode ser chamado de pulso latejante e é sentido nas artérias do pescoço. O pulso latejante pode ser um indicativo de palpitações, ou seja, batimento cardíaco anormal.

Quando a barriga da gestante fica maior na parte inferior, é popularmente chamada de barriga baixa, que é um indício de que o parto está próximo. Este formato ocorre quando o bebê entra na posição cefálica, ou seja, com a cabeça para baixo e fixada na pélvis, o que acaba pressionando a barriga para baixo.

O soluço faz parte do movimento da parte respiratória do feto. Da mesma forma que acontece na barriga, às vezes acontece fora em bebê pequeno também, e é sempre autolimitado", diz. Isso significa que não é necessário intervenção, pois o soluço irá passar sozinho e naturalmente.

Ao longo da gestação, a intensidade dos movimentos pode variar, sendo normal o bebê chutando na barriga no final da gravidez, especialmente nos últimos dias, quando já está bem encaixado e tem menos espaço.

Porém, quando o bebê soluça, ele dá um “pulinho” dentro da barriga da mamãe. Além disso, o soluço é ritmado, normalmente os pulinhos acontecem em um mesmo espaço de tempo e demoram mais para acabar. Se você mamãe perceber uns pulinhos em sua barriga, não se preocupe, é apenas seu pacotinho de amor soluçando.

Além do já exposto, deve-se levar em consideração que os bebês apresentam outros movimentos involuntários, como soluços, movimentos de braços e pernas, giros ou mudanças de posição. O aumento da atividade do seu bebê à noite está intimamente relacionado ao seu estilo de vida e como ele se adapta a isso.

A mãe sente na pele o crescimento do bebê e vai acompanhando (às vezes com muita ansiedade, não é mesmo?) seus movimentos. O útero vai se expandindo para acompanhar o crescimento do feto. Entre a 16ª e a 20ª semana, o útero começa a se destacar da pelve e atinge a altura do umbigo.

O coração do feto começa a se formar durante a quinta semana de gravidez. Este é o momento em que as primeiras pulsações cardíacas também têm início. Porém, é somente na sexta semana que o batimento fetal pode começar a ter sentido, e que se torna audível, ao mesmo tempo em que o sistema cardiovascular se desenvolve.

Segundo o NINDS, "tremor" é um distúrbio de movimento caracterizado por contração muscular involuntária, rítmica e repetida. O tremor no corpo produz uma sensação de "balançar ou chacoalhar". Na maioria das vezes o tremor no corpo afeta mais as mãos, mas pode ocorrer na cabeça, cordas vocais, tronco e pernas.

Palpitações geralmente duram apenas alguns segundos, mas em alguns casos, podem durar minutos ou até horas.

Eliminação do tampão mucoso
Essa secreção preenche o canal cervical (colo do útero), formando uma barreira entre a bolsa amniótica e a vagina. Quando o colo começa a dilatar, cerca de 10 a 15 dias antes do parto, a secreção começa a ser eliminada pela vagina. O tampão também é chamado de “sinal”.