Como é feita a laqueadura junto com a cesárea?

Perguntado por: dantunes2 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Basicamente, funciona da seguinte maneira: logo após o parto, o médico utiliza a mesma incisão da cesárea para realizar a interrupção das trompas, o que impede futuramente a fertilização do óvulo pelo espermatozoide e, consequentemente, a gravidez.

“Agora a cirurgia de laqueadura tubária pode ser feita durante a internação para o parto. Se for cesariana, pode ser realizada na mesma hora.

Tempo de repouso pós cesárea
A mulher precisa ficar pelo menos 5 dias de repouso e ir retomando a rotina aos poucos. É importante também sempre respeitar as dores, limitações e parar de fazer qualquer tarefa que gere incômodo ou dor.

O procedimento de laqueadura é parecido com o da cesariana. Por isso, a mulher precisa ficar internada por um ou dois dias no hospital. Para evitar o contato do óvulo com o espermatozóide, as trompas de Falópio são cortadas.

A laqueadura é um procedimento cirúrgico considerado de baixa complexidade, realizado em ambiente hospitalar. A cirurgia demora cerca de 1 hora e é feita com anestesia geral ou raquidiana, com ou sem sedação.

A Lei também prevê que a laqueadura possa ocorrer no momento seguinte à cesárea, evitando que a mulher passe por duas cirurgias.

“Por esse mesmo motivo, também não é permitido fazer laqueadura durante o parto, período de maior vulnerabilidade para a mulher tomar uma decisão como essa. A lei só abre exceção quando ela já fez várias cesarianas, ou quando há riscos para saúde em caso de nova gestação”, alerta.

A lei garante à mulher o direito de realizar a laqueadura “durante o período de parto”. Portanto, seja cesárea, seja parto normal, a laqueadura poderá ser realizada se as condições clínicas da paciente após o parto permitirem e se tiver sido observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o parto.

O primeiro passo é procurar o médico ginecologista. Só o acompanhamento especializado poderá dizer como está a sua saúde e o método que se encaixa melhor no histórico e queixa.

Ao falarmos, ingerimos ar, o que poderá provocar a formação de gases e dores. Por isso, é recomendado evitar ao máximo falar nas primeiras 12 horas após o parto. Segundo o especialista, não há impedimento para a mulher ter um segundo filho por parto normal se a primeira gestação foi cesárea.

Recomenda-se que a paciente ande no pós operatório precoce para facilitar a liberação de gases e o funcionamento do intestino, além de reduzir o risco de trombose. Geralmente, a paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte a cirurgia.

Quem faz laqueadura fica com a barriga inchada? Quando a laqueadura é feita por laparoscopia a barriga pode ficar um pouco inchada após o procedimento por causa do gás utilizado para inflar o abdômen. Esse inchaço desaparece naturalmente depois de alguns dias.