Quais as vantagens e desvantagens de fazer laqueadura?

Perguntado por: oramires5 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4 / 5 20 votos

Ao optar pela laqueadura, a mulher precisa ter certeza da decisão de não ter mais filhos, uma vez que o método não é reversível e pode apresentar alguns riscos. Por outro lado, é eficaz no controle de natalidade sem recorrer a métodos de alterações hormonais.

Desvantagens da laqueadura
Apesar de simples, a laqueadura ainda se trata de uma cirurgia. Dessa forma, envolve riscos associados, como complicações decorrentes da anestesia, dificuldades de cicatrização ou infecções. O risco é maior para pessoas obesas, com diabetes ou com histórico de cirurgia pélvica ou abdominal.

O que é a laqueadura
Na prática, a mulher é submetida a um procedimento cirúrgico em que as tubas uterinas são obstruídas, cortadas ou amarradas para impedir que o óvulo encontre o espermatozoide e gere o embrião. Esse método contraceptivo tem eficácia de mais de 99%.

Dez anos após o procedimento, a taxa é de 1,8 para 100 mulheres. A eficácia depende, em parte, de como as trompas foram bloqueadas, mas a taxa de gravidez é sempre baixa. A recanalização espontânea das trompas pode ocorrer independentemente de erro médico ou da técnica escolhida”.

A recuperação da fertilidade só será confirmada 30 dias após a operação, quando tiver ocorrido o ciclo menstrual completo. Apesar das chances de gravidez reduzirem até 20% após a reversão da laqueadura, as pacientes que passam pelo procedimento podem conseguir engravidar dentro do período de 12 meses.

Um dos mitos comuns sobre a laqueadura, é que após ela ser feita a menstruação acaba completamente. No entanto, isso não é verdade, depois da laqueadura a menstruação continua ocorrendo de forma regular, podendo, inclusive, cursar com um aumento acentuado da quantidade do fluxo menstrual.

Vale lembrar que a cirurgia não impede que a ovulação aconteça e nem interfere no ciclo hormonal feminino. Então, a mulher continua menstruando normalmente depois do procedimento.

Quem faz laqueadura fica com a barriga inchada? Quando a laqueadura é feita por laparoscopia a barriga pode ficar um pouco inchada após o procedimento por causa do gás utilizado para inflar o abdômen. Esse inchaço desaparece naturalmente depois de alguns dias.

O preço da laqueadura pode variar de acordo com a região e o hospital em que ela é realizada. Geralmente, o valor está entre R$ 1,5 mil e R$ 5 mil. Porém, é possível realizar laqueadura no SUS (Sistema Único de Saúde) gratuitamente.

Quem tem pelo menos 2 filhos vivos também tem a autorização, independentemente da idade; Está dispensada a autorização do cônjuge; Parturientes podem fazer laqueadura imediatamente após o parto; É necessário esperar no mínimo 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.

A laqueadura tubária, também chamada ligadura de trompas, é um procedimento de esterilização cujo objetivo é impedir que a mulher consiga engravidar. Essa técnica é considerada um método contraceptivo permanente e sua taxa de sucesso é elevadíssima, ao redor de 99%.

Mulher que engravidou depois de laqueadura ganha indenização. É de responsabilidade do hospital e do médico que faz a cirurgia de laqueadura de trompas informar a paciente que o método pode não ser completamente eficaz. Deixar de prestar a informação gera indenização por danos morais em caso de gravidez indesejada.

Há uma pequena chance de a mulher engravidar espontaneamente após uma laqueadura, mas é apenas cerca de 0,5% a 1% ao longo de um período de 10 anos. No entanto, no Brasil, 1 em cada 200 mulheres que tiveram as tubas bloqueadas engravidam novamente.