Quando a pressão não baixa o que pode ser?

Perguntado por: ofogaca5 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Ela pode ocorrer devido a diversos fatores, como ingestão de sal em quantidade que sensibiliza o organismo, tratamento com insuficiência de medicações, alteração da pressão em consultas médicas, fatores hereditários e interação medicamentosa, conforme comentamos a seguir.

Fazer exercícios também é uma ótima maneira de abaixar a pressão. A OMS recomenda pelo menos 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana. Tente também controlar o estresse e o sono. Exercícios de meditação, de atenção plena ou relaxamento podem ser boas opções.

Algumas pessoas, devido a sua genética, podem desenvolver essa hipertensão resistente sem um motivo aparente. Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois o mais importante é controlar a pressão. Fale com o seu cardiologista, que ele vai aumentar e trocar as medicações até conseguir controlar sua pressão.

Essa ação pode variar de 6 a 24 horas.

Na prática, se em duas consultas diferentes com o seu médico de referência de confiança ou algum outro profissional de saúde, sua pressão for superior a “14 por 9”, você terá diagnosticada a “pressão alta”. Tem também a pré-hipertensão, que é quando sua pressão está acima de 12 por 9.

Remédios como propranolol e metoprolol diminuem o ritmo cardíaco, impactando também a tensão arterial. Alfa-bloqueadores: representados por doxazosina, prazosina e outros, inibem a ação do hormônio norepinefrina, impedindo a contração muscular das paredes dos vasos sanguíneos.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Sim, em razão do risco aumentado de desenvolver insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares. As pessoas que apresentam pressão controlada durante o dia também estão sujeitas a isso, tendo em vista que elas podem ter hipertensão noturna.

Qualquer valor acima do normal (≥ 140/90mmHg) é preocupante, pois, a longo prazo, pode levar a lesões; não só aumentando o risco de AVC, mas também de infarto e doença renal crônica, incluindo necessidade de diálise, e alterações na retina.

Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

Uma pessoa hipertensa que apresenta qualquer sintoma de uma crise de pressão alta deve se dirigir imediatamente a um pronto socorro para atendimento médico ou mesmo ligar para uma ambulância. Isso porque esta é uma emergência médica e requer atendimento o mais rápido possível.

Uma excelente alternativa caseira para auxiliar no controle da pressão arterial elevada é ingerir uma mistura de suco de limão com água de coco ou consumir diariamente cápsulas de alho, uma vez que esses alimentos possuem propriedades benéficas para o controle da pressão.

O equilíbrio nestes casos é fundamental, já que nestas pessoas manter-se com pressões elevadas acima de 140 x 90mmHg aumentam o risco de mortalidade ou novos infartos. Assim, recomenda-se manter uma pressão arterial > ou igual 120 X 70 e < ou igual 130 X 80 mmHg.