Quando a dor de garganta pode ser preocupante?

Perguntado por: uquarteira5 . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Quando a dor de garganta é preocupante? Se a sua dor de garganta durar mais de 7 dias, sem se curar espontaneamente, busque atendimento médico. Não tratá-la pode levar a complicações, como o já citado câncer de garganta. Estando continuamente expostos aos ambientes, sempre haverá riscos de adquirir uma dor de garganta.

Dores de garganta persistentes, ou até caroços no pescoço, são sinais para você buscar um médico especialista. O câncer de garganta tende a atingir principalmente quem faz uso frequente de bebida alcoólica e tabaco. Confira neste texto as causas, sintomas e tratamento do câncer de garganta.

E, por não darmos tal importância é muito importante prestar atenção nos sintomas e duração dos mesmos. Como explica o especialista: “procure um médico quando a dor não passa ou está aliada a presença de pus, febre, dor no corpo e dificuldade para abrir a boca.

Para infecções de garganta, como amigdalite e laringite, o período inflamatório pode levar de três a sete dias para passar. No caso de gripes e resfriados, o problema persiste durante todo o quadro sintomático, que pode levar de dez a catorze dias para sarar.

O principal sintoma da garganta inflamada é, sem dúvidas, a dor. Normalmente, ela começa como uma irritação, ou seja, uma sensação estranha que temos ao engolir. Em algumas horas ou dias, evolui para uma dor aguda, que pode até mesmo impedir que a alimentação aconteça.

Dor, dificuldade de engolir e engasgos são alguns dos sintomas. O câncer de garganta se desenvolve na região que vai da base da língua até as paredes da garganta. Dor, dificuldade de engolir e engasgos são sintomas.

Se o problema não melhorar em até 15 dias, o otorrinolaringologista Silvio Keniti Iwamura recomenda procurar um médico: “Qualquer queixa relevante ou persistente deve ser investigada, podendo ser uma simples irritação local por abuso de bebidas geladas e friagem ou início de um quadro infeccioso”.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

– Dificuldade para engolir; – Algumas pessoas podem sentir dor de ouvido; – Às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula. Na amidalite bacteriana podem aparecer, também, pontos de pus amarelado nas amídalas e pode haver uma camada amarelada na língua.

Repouso;

  1. Repouso;
  2. Evitar mudanças fortes de temperatura;
  3. Uso de sprays de própolis;
  4. Gargarejo;
  5. Remédios caseiros com limão, mel e gengibre.

Remédios naturais para garganta inflamada

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Chá de limão com mel e gengibre. ...
  3. Chá de camomila com mel. ...
  4. Chá de malva, sálvia ou alteia. ...
  5. Vitamina de morango com mel.

Anti-inflamatórios

  • ibuprofeno;
  • diclofenaco;
  • nimesulida;
  • ácido acetilsalicílico;
  • naproxeno;
  • cloridrato de benzidamina;
  • piroxicam;
  • celecoxibe.

Existem algumas hipóteses. A primeira é que o antibiótico não esteja sendo efetivo para aquela bactéria. Um segunda é que seja uma amigdalite viral, onde nenhum antibiótico terá efeito.