Quando a afta é perigosa?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Uma afta geralmente cicatriza num período de até 21 dias e quando isso não ocorre, deve-se ligar o alerta, pois pode significar que a ferida seja o sintoma de uma doença mais grave, como câncer de cabeça ou pescoço.

Recomendações em caso de afta
Se for muito difícil deglutir (comidas ou líquidos); Se tiver dor que não melhora com analgésicos comuns; Se as lesões durarem mais de três semanas; Se surgirem lesões nos lábios.

A lesão do câncer tem diferenciação celular na biópsia e a da afta não. A afta tem muitas semelhanças clínicas com o herpes, como a dor, a reincidência e o fato de estar associada ao estresse. Além disso, surge sempre no interior da cavidade oral (mucosa) e o herpes labial é na região perio oral, ou seja, nos lábios.

Quando se preocupar com aftas? Embora benignas na grande maioria dos casos, aftas podem ser uma manifestação de uma doença sistêmica. Além disso, lesões graves, como câncer bucal, podem se assemelhar a uma simples úlcera.

Caso a afta seja persistente, ou seja, dure mais de duas semanas, é importante consultar este especialista. Aftas brancas ou vermelhas que não curam sozinhas podem indicar doenças mais graves como o câncer de boca. Por isso, é importante ficar atento.

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...

Quanto tempo dura
As aftas geralmente desaparecem espontaneamente entre 7 e 10 dias, não deixando cicatrizes, no entanto, se tiverem mais de 1 centímetro de diâmetro, podem demorar mais tempo para cicatrizar.

Dificuldade de mastigação e de engolir. Dificuldade na fala. Sensação de que há algo preso na garganta.

Algumas características de feridas na boca ou língua podem ser indício de câncer de cabeça e pescoço.

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.

“Por mais que seja raro, alergias à alguns alimentos como noz, avelã, canela, abacaxi, tomate, café, refrigerantes e outras frutas cítricas podem piorar o quadro do paciente",completa.

ibuprofeno, nimesulida, diclofenac