Pode furar a hemorroida?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Essa ferida pode consumir os fatores de coagulação que existe em nosso sangue, fazendo que o sangue deixe de coagular, causando um sangramento anal. Sendo assim, é importante ressaltar que não é indicado furar o caroço no ânus por conta própria. Essa prática pode trazer complicações para a região, como uma infecção.

Mito ou verdade? Hemorroidas são veias dilatadas no ânus que contêm muito sangue no seu interior e, quando arrebentam, podem causar hemorragia, um sangramento sério.

Sempre, tudo era feito em local adequado e com material próprio. Afinal, o procedimento era considerado uma pequena cirurgia. Ao contrário do hospital, as agulhas que nós temos em casa não são estéreis. E caso você a utilize na hemorroida, pode ter infecções e complicar ainda mais o problema.

Assim, empurrar a hemorroida externa para dentro do canal anal não é aconselhável, já que o ambiente interno é hostil para ela. É por isso que, em muitos casos, o paciente pode empurrar a hemorroida para dentro do canal anal e mesmo assim ela volta para fora.

Porém, como o passar dos dias, o melhor é a aplicação de calor local, como banhos de assento ou bolsa de água quente. O calor ajuda a dissolver o coágulo e auxilia no alívio da dor. Alguns pacientes relatam alívio local com o uso de pomadas para hemorroidas, que podem ser acrescentadas ao tratamento.

A grande maioria dos casos de hemorroida (cerca de 70%) são resolvidos sem necessidade de cirurgia. Mesmo em pacientes que tem hemorroida, nem sempre o sangramento é sinal de que a hemorroida “estourou”. Muitas vezes, sangramento no ânus pode ser resultado de fissuras causadas por fezes endurecidas que ferem o local.

O caminho correto é procurar um coloproctologista para o diagnóstico correto do caso e o tratamento clínico ideal. O tratamento precoce diminui muito a chance de cirurgia – apenas 30% dos casos de hemorroida são cirúrgicos.

O banho de água morna ajuda no tratamento da dor local, da coceira e da irritação. A compressa gelada, por sua vez, é indicada para diminuir inchaço local e sangramento, além de levar à redução da sensibilidade (anestesia).

Caminhe sempre que possível, inclusive no local de trabalho; – banhos de assento mornos e compressas de gelo ajudam a aliviar os sintomas e a eliminar o inchaço. Advertência: Hemorroidas não costumam constituir um problema muito sério de saúde.

Eventualmente, se a hemorroida não for tratada, ela pode formar coágulos, situação conhecida como trombose hemorroidária. Esse tipo de agravamento da doença provoca dor intensa e exige atendimento médico urgente para controle do quadro.

Sintomas de hemorroidas
Sangramento resultante do rompimento das veias anais (sinais de sangue aguado ou manchas de sangue perceptíveis na roupa íntima ou no papel higiênico); Dor ou ardor durante ou após a evacuação; Saliência palpável no ânus.

A dor local e o inchaço devem começar a diminuir após alguns dias, mas pode demorar até quatro a seis semanas para que o nódulo desapareça completamente.

É importante buscar ajuda médica se o sangramento anal for intenso, persistir por mais de uma semana e se a saliência externa que se formou no ânus endurecer.

Banhos de assento com água morna e plantas medicinais (como camomila, hamamelis e lavanda) são ótimos para aliviar a dor e inchaço provocados pela hemorroida. Basta permanecer sentado por ao menos 5 – 10 minutos e repetir algumas vezes durante o dia, caso necessário.