Quais frutas são boas para hemorroidas?

Perguntado por: eximenes8 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Melão. O melão, devido ao seu teor de ferro, pode ser uma ótima escolha quando a hemorroida causa sangramentos.

Por outro lado, a recomendação dos especialistas é aumentar o consumo de fibras, frutas e grãos e, principalmente, de água. A água melhora a consistência das fezes e evita a necessidade de fazer muito esforço na evacuação, o que poderia piorar o quadro de hemorroidas.

A recomendação para quem está enfrentando esse problema de saúde é consumir mais alimentos que sejam ricos no nutriente, como frutas, legumes e verduras. Eles podem facilitar o trânsito intestinal na hora da evacuação. Além disso, manter-se hidratado também é importante.

Dentre todas as alternativas apresentadas até aqui, o banho de assento é um dos principais e mais indicado tratamento natural para hemorroidas. Ele pode ser feito com água morna de 3 a 4 vezes por dia, uma vez que a água morna tem o poder de aliviar a dor e o desconforto.

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Comidas muito condimentadas irritam a mucosa da região anal, onde estão presentes as hemorroidas. Alimentos com temperos fortes e picantes podem causar um verdadeiro desarranjo na harmonia intestinal, com alteração na consistência das fezes, e dificultar o tratamento adequado da doença hemorroidária.

Por outro lado, deve-se evitar alimentos muito picantes, ácidos ou que irritem diretamente a região anal. “É importante ter cuidado com as pimentas, mostarda, embutidos apimentados, páprica, curry, molho de tomate, tomate (em excesso), catchup, álcool e sucos ácidos (em excesso)”, alerta Fernando.

Frutas: abacate, abacaxi, ameixa fresca, ameixa seca, amora, banana, caju, cereja fresca, coco ralado ou fresco, damasco seco, figo fresco ou seco, goiaba, kiwi, laranja com bagaço, maçã, pêssego e pera com casca, manga, maracujá, mamão, melancia, melão, tangerina, morango, nectarina, tâmara, uva fresca e passa.

Sintomas da trombose hemorroidária
A dor costuma ser intensa, e durar de cinco a sete dias. Contudo alguns pacientes podem não apresentar dor.

O banho de água morna ajuda no tratamento da dor local, da coceira e da irritação. A compressa gelada, por sua vez, é indicada para diminuir inchaço local e sangramento, além de levar à redução da sensibilidade (anestesia).

Remédio caseiro para hemorroida: banhos de assento
Os sintomas de inchaço, dor, exteriorização da hemorroida e o aparecimento de um caroço endurecido na região do ânus estão dentre as maiores queixas dos pacientes. Os banhos de assento são altamente indicados para alívio desses sintomas.

O que não fazer quando está com hemorroida?

  • Evite coçar a região.
  • Não use roupas apertadas.
  • Substitua o uso do papel higiênico pela higienização da região com água e sabão.
  • Ingira bastante água.
  • Coma alimentos ricos em fibras.

Mas, como fazer banho de assento para hemorroida? Ele é feito com água morna pura ou misturada a ervas naturais. Ainda é possível misturar um pouco de sal à água. Sim, banho de assento com sal grosso também é bom, mas cuidado com a quantidade de sal.

O especialista explica que nos pacientes com intestino preso pode ser solicitado que se coloque uma elevação nos pés para que o mesmo não toque no chão enquanto se está sentado no vaso sanitário. Isso facilita o relaxamento do assoalho pélvico, simulando a posição de cócoras.