Porque a hemorroida dói tanto?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

As hemorroidas resultam do aumento da pressão nas veias hemorroidárias ou fraqueza nos tecidos da parede do ânus e são muito comuns, principalmente durante a gestação e após o parto. A pressão faz com que as veias inchem, tornando-as doloridas, especialmente quando você está sentado.

Aplique gelo para aliviar a dor da hemorroida
Caso forme um nódulo no ânus, não tente realizar manobras manuais para introduzi-lo de volta no canal anal. Raramente “manobras heroicas” serão eficazes e podem traumatizar a região e piorar a crise. Nesses casos, é melhor procurar ajuda médica.

A dor local e o inchaço devem começar a diminuir após alguns dias, mas pode demorar até quatro a seis semanas para que o nódulo desapareça completamente.

Segundo o especialista, a dor não é o sintoma mais comum associado à hemorroida. Ela só está presente quando há um quadro de inflamação nas veias hemorroidárias, ou seja, quando há uma complicação.

Existem dois tipos de hemorroidas: internas e externas. Quando externas, assemelham-se às varizes ou a pelotas de sangue e são visíveis na borda do ânus. Quando internas, localizam-se acima do esfíncter anal e causam sintomas mais agudos.

Anti-inflamatório para hemorroida: qual utilizar? Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

O banho de água morna ajuda no tratamento da dor local, da coceira e da irritação. A compressa gelada, por sua vez, é indicada para diminuir inchaço local e sangramento, além de levar à redução da sensibilidade (anestesia).

Essa dor muitas vezes pode ser incapacitante, podendo persistir por minutos ou horas, inclusive com sensação de estar latejando. Além da dor, é comum a presença de sangue vermelho vivo nas evacuações na maioria das vezes.

As hemorroidas internas podem causar dor se surgir uma trombose ou quando o esforço crônico para evacuar causa o prolapso da hemorroida para fora no canal anal. As hemorroidas internas grau III e IV podem estar associadas à incontinência fecal e à presença de um corrimento mucoso, que provoca irritação e comichão anal.