Qual vale mais a pena Enem ou vestibular?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 7 votos

O vestibular é um meio de ingresso ao ensino superior mais tradicional e é encarado com muita seriedade por quem pleiteia uma vaga. Já o Enem serve para uma avaliação geral do nível de ensino e também pode ser usado como forma de ingresso nas universidades de todo o Brasil.

Desvantagens: Algumas escolas da rede pública provavelmente têm computadores defasados. A internet pode cair no meio da aplicação da prova. Pode haver mais brechas para fraudes nos primeiros anos.

450 pontos

Qual é a nota mínima do Enem para entrar na faculdade? Você precisa ter uma nota geral com média mínima de 450 pontos para participar da maioria dos processos seletivos. Em cursos mais concorridos, a faculdade pode exigir uma nota mínima maior.

4 Vantagens do vestibular tradicional que você precisa conhecer

  • Menos concorrência.
  • Mais chances para entrar.
  • Momentos diferentes para fazer a prova.
  • Tipos de provas diferentes.

A nota do Enem é o seu passaporte para ingresso em Instituições de Educação Superior públicas e privadas. O Exame Nacional do Ensino Médio tem servido como base para acesso à educação superior, tanto em programas do Ministério da Educação – Sisu e Prouni –, quanto em processos de permanência – Fies.

Prova mais difícil
Creditando também a baixa quantidade de banco de itens, Rafael explica que esta edição foi marcada por extremos: ou as perguntas eram muito fáceis ou os alunos precisavam ler o mesmo texto inúmeras vezes para conseguir responder corretamente.

Portanto, de acordo com o formato da prova, podemos já começar as esboçar as matérias mais importantes para o Enem: 1 – Matemática e redação. 3 – Português. 4 – História e Geografia.

A nota do Enem garante Bolsas de Estudo
Com 500 pontos no Enem, você já pode concorrer a uma bolsa e garantir sua chance de estudar em uma boa universidade, com mensalidades bem mais em conta.

Um aluno pode ser aprovado no vestibular antes de concluir o Ensino Médio. Mas, ele precisa conseguir essa formação básica por meio de outra instituição. Afinal, para se matricular em uma faculdade, exige-se esse certificado. Entra, nesse caso, o famoso “supletivo”, o qual vai salvar esses estudantes.

Caso seja aprovado no teste, o aluno receberá o certificado de conclusão e procederá normalmente com a matrícula no Ensino Superior. Para isso, recomenda-se a matrícula em uma instituição de ensino supletivo confiável, isto é, devidamente credenciada junto ao Ministério da Educação (MEC).

É perfeitamente possível fazer os dois exames, uma vez que o conteúdo avaliado é praticamente o mesmo. As provas do Enem costumam ser aplicadas no final de outubro ou começo de novembro, um pouco antes das provas de vestibular de verão em muitas universidades brasileiras.

Embora Enem e vestibular tenham finalidades um pouco diferentes, não é necessário escolher entre um e outro. Por isso, é aconselhável fazer os dois exames, pois o conteúdo da avaliação é muito parecido. Assim, você aumenta as suas chances de ingressar em um curso superior.

A principal diferença entre o Enem e o vestibular é o objetivo pelo qual o estudante faz cada um dos exames. Enquanto as notas do Enem permitem que ele ingresse em programas de acesso à educação superior criados pelo MEC, o vestibular possibilita que o candidato seja aprovado em uma universidade específica.