Quantas horas de estudo por dia para passar no vestibular?

Perguntado por: ipilar4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Sem muita enrolação, o recomendável é de quatro a cinco horas por dia. Mas atenção, essa indicação não é uma regra e não quer dizer que ela é a “fórmula do sucesso” para qualquer tipo de aprovação. Se você tem o tempo mais livre é interessante que tente pôr em prática esse tempo de estudo.

Em tese, se recomenda 4 horas diárias de estudo. Mas, como isso varia, é importante avaliar alguns pontos antes de escolher seu plano de estudos.

Para responder a questão do título desta matéria, sim, possível estudar com 2 horas diárias, mas é preciso se planejar muito e ter afinco em seus objetivos. Uma dica é criar um hábito de estudo todos os dias, sem que estudar seja uma obrigação, mas algo que lhe acrescente.

Os estudos ainda não chegaram a uma resposta exata para esta questão. Alguns afirmam que o cérebro aguenta até uma hora sem pausa, enquanto outros sugerem que a concentração dura até 90 minutos.

De fato, não há um prazo definido para início dos estudos. Assim, o ideal é começar no ano anterior ao vestibular, e criar a sua rotina de estudos.

Mas o período ideal para estudar são quantas horas? Sem muita enrolação, o recomendável é de quatro a cinco horas por dia. Mas atenção, essa indicação não é uma regra e não quer dizer que ela é a “fórmula do sucesso” para qualquer tipo de aprovação.

“O ideal é que o aluno estude duas matérias por dia, mesclando uma de exatas ou biológicas com uma de humanas”, indica. Para ele, o tempo de estudo diário deve girar em torno de seis horas, para evitar o desgaste e a falta de concentração.

Quantas horas seguidas de estudo o cérebro aguenta? Como já dito, o cérebro precisa de intervalos de estudo. Nós absorvemos bem o conteúdo durante, aproximadamente, uma hora seguida. Se for estudar um tempo maior, é necessário fazer pequenos intervalos de 15 até 20 minutos antes de voltar aos estudos.

Estudar 6 horas por dia não é uma tarefa fácil, mas pode ser feito com planejamento e dedicação adequados. É importante dividir o dia em partes gerenciáveis para que você não fique sobrecarregado ou sobrecarregado. Isso ajudará a garantir que você consiga manter o foco e a motivação durante toda a sessão de estudo.

A melhor hora para você estudar é à noite, mas tenha cuidado para não dormir menos do que precisa. Metade da população geralmente dorme de meia-noite a 8h da manhã. Isso acontece pois o pico de melatonina ocorre às 3h da manhã.

Ler, pesquisar e aprender obsessivamente pode fornecer uma falsa sensação de realização, sem que o conhecimento seja realmente incorporado e resulte em mais produtividade. Além disso, também pode causar estresse, nervosismo, tristeza, insônia, enxaqueca e até depressão.

Faça pausas durante o estudo
Se você quer estudar pelo menos 4 horas por dia sem ficar entediado será necessário ter momentos de descanso, porém eles devem ser rápidos. Assim sendo, entre um conteúdo e outro tente parar, você pode aproveitar para tomar um café, regar as suas plantas, se alongar, etc.

Vários estudos mostram que devemos dormir entre seis e oito horas diárias, sendo mais aconselhado de sete a oito horas, pois alguns aspectos da consolidação da memória somente acontecem após seis horas de sono. A simples redução de uma hora e meia no seu sono diário diminui em 32% seu estado de alerta durante a manhã.

Contudo, estudos revelam, com base em uma amostra da população, que os melhores horários são: das 10h às 14h e das 16h às 22h.

Um estudante que busca fazer 6 horas por dia, caso ele nunca tenha estudado, é recomendado que ele comece estudando apenas 2 ou 3 horas por dia por quase um mês. Tendo atingido uma rotina saudável, ele começa a aumentar sua carga em uma hora por semana até atingir as 6 horas desejadas.