Qual tipo de corrimento indica doença?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

O corrimento marrom pode ser comum no fim da menstruação, mas também pode ser um sintoma de doenças no colo do útero e até da síndrome dos ovários policísticos.

Quando o corrimento apresenta sinais diferentes e provoca dor, coceira, desconforto e ardência, isso pode indicar uma série de doenças. As mais comuns são vaginose bacteriana, candidíase vulvovaginal e tricomoníase.

Corrimento marrom ou vermelho (com sangue)
Em casos mais graves, o corrimento marrom ou vermelho pode ser um indicativo de câncer na vagina, no colo do útero ou no endométrio. Mas tenha atenção, já que, nos primeiros dias depois do término do período menstrual, é comum ter esse tipo de secreção.

A mulher que tem um corrimento amarelo ou amarelo-esverdeado com odor forte (lembrando o cheiro de peixe) e ainda sente dor ao urinar, coceira e ardência na região, pode ter o diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Mudanças no corrimento vaginal podem indicar que algo está errado com a saúde íntima, no caso do câncer de colo de útero isso se manifesta através de três aspectos: mau cheiro, presença de manchas de sangue e coloração amarronzada.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

Infecções bacterianas
Surgem assim problemas de saúde como a vaginose bacteriana. Entre os sintomas, destaca-se um corrimento que pode ser amarelado, cinza ou branco, cheiro forte (que se exacerba no período menstrual e após relações sexuais), coceira e dor na vulva e sensação de queimação ao urinar.

Tipos de corrimento vaginal: o corrimento acinzentado pode significar vaginose bacteriana. Corrimento verde ou amarelo esverdeado: Corrimento espumoso (às vezes parece “pus”) e amarelo-esverdeado é um sintoma de uma infecção comum e facilmente tratável causada por Trichomonas vaginalis chamada tricomoníase ou clamídia.

Corrimentos marrom, amarelo-esverdeado, purulento ou com odor desagradável devem ser avaliados com urgência, pois denotam a presença de infecção, o que traz risco para a mãe e para o bebê.

Sinais de corrimento vaginal "atípico"
Consistência: o fluido fica particularmente mais fino, ou mais grosso e texturizado. Cor: o corrimento é cinza, verde, amarelo ou marrom. Volume: mudança significativa ou inesperada no volume. Cheiro: peixe, metal ou apenas diferente.

O corrimento vaginal causado por fungos pode apresentar, na maioria dos casos, uma coloração esbranquiçada com aspecto de leite coalhado, mas também pode apresentar uma coloração amarelada, esverdeada ou acinzentada. Pode ser inodoro ou com presença de odor.

Amarelo – corrimento levemente amarelado e sem cheiro pode ser normal. Mas se for acompanhado de mau cheiro e aparência purulenta pode ser sinal de inflamação devido à infecção como por exemplo Clamídia ou Gonorréia.

Corrimento esbranquiçado denso, em grumos, tipo “nata de leite” ou “leite coalhado”

Nos casos mais avançados, a mulher pode apresentar sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após as relações sexuais, corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro e dor abdominal associada a sintomas urinários ou intestinais.

Quando o HPV apresenta sintomas, os mais comuns são o desenvolvimento de verrugas genitais e lesões na pele e mucosas. Essas manifestações podem causar coceira, ardência, irritabilidade local e, nas mulheres, corrimento vaginal com forte odor.

1 – Hemorragias, manchas e corrimentos
Além disso, o corrimento vaginal sem sangue pode ser um sinal de câncer de endométrio, sintoma presente em 10% dos casos. Por isso, qualquer corrimento anormal, com ou sem sangue, deve ser relatado ao médico.