Qual temperatura quebra o vidro?

Perguntado por: ovilela . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Vidros também não podem entrar em contato direto com brasas quentes ou fogos. Apesar do vidro temperado resistir a temperaturas de até 200 graus Celsius, essa quebra pode ocorrer se a diferença de temperatura entre as extremidades do vidro for muito elevada.

200ºC

O temperado aguenta uma variação de temperatura de até 200ºC. Por isso, se você vai aplicar vidros em ambientes como cozinhas e indústrias, essa é a melhor escolha para reduzir a possibilidade de acidentes. Mesmo que aconteçam, as propriedades do vidro temperado diminuem as chances de problemas mais graves.

Como saber se o vidro é temperado?

  1. Procure ondulações e imperfeições. ...
  2. Verifique os cantos da peça de vidro. ...
  3. Procure sinais de deformação ou flexão no vidro posicionando-o de forma reta. ...
  4. Observe o vidro em um ângulo através das lentes de um óculos de sol polarizado. ...
  5. Analise os cacos.

Isso ocorre porque com a alta temperatura o vidro se expande algumas frações de milímetros. Se uma das suas extremidades não se expandir de forma semelhante essa diferença pode provocar a ruptura, liberando as tensões internas do vidro temperado e fazendo o vidro estourar.

Enquanto o vidro comum suporta uma diferença de temperatura entre 50° a 60° C, o vidro temperado é resistente a uma diferença por volta de 200° a 300° C.

O VIDRO CORTA-FOGO.
Para resistir 60 minutos contra o fogo, precisamos de um vidro duplo, para ter 120 minutos, será preciso pelo menos um vidro quádruplo. O vidro corta-fogo se destaca também pela sua capacidade de reter a temperatura, além das chamas.

“Em termos comparativos, a resistência do vidro monolítico comum pode ser tomada como 400 Kgf/cm². A tensão de compressão de um vidro temperado é tipicamente de 1000 Kgf/cm² (100 MPa), logo a resistência efetiva do vidro temperado será de 1400 Kgf/cm² (140 MPa).”

A temperatura de uso da garrafa de água de vidro que não é resistente a altas temperaturas é geralmente" - 5 a 70℃. Se a garrafa de água de vidro for feita de material com alto teor de borossilicato, sua temperatura de serviço pode ser de 400-500℃, e pode suportar a diferença instantânea de temperatura de" - 30-160℃.

Vidro (jarras, garrafas e frascos)
Sempre remova a tampa, e utilize somente para aquecer líquidos/alimentos por um curto período de tempo. A maioria dos frascos não é resistente ao calor e poderá quebrar, pois o vidro comum é fino demais para ser usado no microondas. Ele pode quebrar e causar danos e ferimentos.

Para reduzir o risco de quebras espontâneas, o vidro temperado deve passar por um processo chamado Heat Soak Test (HST). “O HST é um tratamento térmico complementar à tempera, destinado a eliminar os vidros que apresentam risco de quebra espontânea por inclusão de Níquel Sulfeto podendo evitar acidentes graves.