Como guardar salada congelada?

Perguntado por: rperes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Para ajudar a conservar as folhas e armazená-las melhor, recomenda-se dar um choque térmico nas folhas, ou seja: cozinhar por alguns minutos e jogar as folhas em uma água gelada. A partir daí, você pode picar as folhas e separar os talos ou então, se tiver espaço no congelador, pode guardar as folhas inteiras.

Em geral, legumes e verduras podem ser mantidos congelados por até seis meses.

O ideal é que os alimentos sejam embalados em recipientes herméticos de vidros, saquinhos ziplock ou potes de plástico com tampa. No caso dos saquinhos próprios para congelamento, lembre-se de retirar todo o ar possível da embalagem.

Após escorrer e secar os legumes e verduras, deve-se colocá-los em um pote de vidro ou plástico, com tampa com boa vedação e armazenar no freezer ou congelador pelo tempo indicado para cada alimento.

Depois de cozidos, é importante deixá-los escorrendo por um tempo para que a água não forme uma camada muito densa de gelo entre as partes. Em seguida, separe pequenas porções em sacos plásticos ou potes e pronto. Depois disso, é só organizar tudo no seu congelador.

Quase todas as hortaliças podem ser congeladas. Em geral, não se prestam para o congelamento as hortaliças folhosas consumidas cruas, como alface, rúcula e agrião. Já hortaliças de folha consumidas cozidas, como espinafre e couve-de-bruxelas, podem ser congeladas sem problema.

Verduras e legumes como alface, batata, pepino não devem ser congelados porque perdem sua textura. Isso acontece porque eles são vegetais ricos em água, e é exatamente esse tipo que não pode congelar.

Os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos. Depois de descongelados, precisam necessariamente passar por alguma forma de cozimento. Além disso, devem ser descongelados no calor (e não na temperatura ambiente).

Em rodelas e inteiras é aconselhável fazer um branqueamento antes, passando as cenouras por água fervente por 2 minutos para a cenoura em rodelas ou 5 minutos para as inteiras. Congele em porções pequenas. Não é necessário esperar descongelar, podendo tirar do congelador e levar à panela. Durabilidade: 10 meses.

  1. Preparar as cenouras. Antes de congelar as cenouras, limpe-as, descasque-as com um descascador e corte-as como preferir: em rodelas, quadrados ou palitos.
  2. Lave as cenouras. Coloque água a ferver numa panela e acrescente as cenouras previamente cortadas. ...
  3. Congele as cenouras. ...
  4. Vida útil as cenouras no congelador.

como recuperar alface murcha
Mas aí é só colocar numa bacia, cobrir com água bem gelada e mais umas pedrinhas de gelo, e deixar por uns 25-30 minutos*.

Se você é fã de purê de batata e faz questão de colocá-lo no cardápio do dia a dia, comemore: é possível, sim, congelar o prato. De acordo com o expert, toda comida pode ser congelada, mas não é toda comida que mantém sua estrutura original ao ser descongelada.

Legumes congelados são sim saudáveis e possuem a mesma quantidade de nutriente do que original. Então, que tal aproveitar? Nas prateleiras dos mercados já é possível encontrar diversas opções de legumes congelados.

Quanto mais seco o legume estiver, mais tempo vai durar no congelador, por isso é tão importante secar bem. A recomendação é que cada pessoa consuma uma xícara de chá de legumes por refeição. Dessa forma, é possível congelá-los na medida certa, facilitando o preparo no dia a dia.

Para descongelar os legumes e vegetais devem cozinhá-los ainda gelados com um pouco de água. Cozinhe os vegetais branqueados menos tempo que os vegetais frescos e coloque sal no início do cozimento. Pode também descongelar em panela de pressão com 2 minutos de fervura.

Como as folhas são alimentos muito frágeis a temperaturas extremas, o melhor local para guardá-las é na geladeira, na gaveta localizada na parte inferior. Esse é o local menos frio, o que ajuda a salada a se manter por mais tempo em boas condições. Além disso, mantenha sempre os potes ou saquinhos bem fechados.