Qual a melhor maneira de congelar legumes?

Perguntado por: rguedes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Armazene corretamente. Os itens devem ser embalados em recipientes de vidro ou plástico com tampa, ou então em sacos plásticos próprios para levar ao congelador, hermeticamente fechados. No caso de usar sacos de congelamento, lembre-se de retirar todo o ar possível da embalagem ao fechar.

Após escorrer e secar os legumes e verduras, deve-se colocá-los em um pote de vidro ou plástico, com tampa com boa vedação e armazenar no freezer ou congelador pelo tempo indicado para cada alimento.

Quase todas as hortaliças podem ser congeladas. Em geral, não se prestam para o congelamento as hortaliças folhosas consumidas cruas, como alface, rúcula e agrião. Já hortaliças de folha consumidas cozidas, como espinafre e couve-de-bruxelas, podem ser congeladas sem problema.

O ideal é utilizar verduras e legumes congelados em preparações cozidas ou assadas. Saiba como congelar esses alimentos corretamente, para garantir durabilidade e preservar sabor e valor nutritivo.

A técnica é indicada para congelar frutas e vegetais mais consistentes – o branqueamento funciona muito bem para congelar brócolis, por exemplo. Se o alimento for mais macio – como a abobrinha -, o branqueamento deve ser realizado por um período menor de tempo, para evitar que o legume se desmanche.

Os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos. Depois de descongelados, precisam necessariamente passar por alguma forma de cozimento. Além disso, devem ser descongelados no calor (e não na temperatura ambiente).

Os branqueadores a água quente convencional apresentam vantagem como, menores custos inicial e maior eficiência de energia do que branqueadores a vapor. As desvantagens são; maior consumo de águas e gastos para o tratamento de grandes volumes e efluentes diluído.

Em rodelas e inteiras é aconselhável fazer um branqueamento antes, passando as cenouras por água fervente por 2 minutos para a cenoura em rodelas ou 5 minutos para as inteiras. Congele em porções pequenas. Não é necessário esperar descongelar, podendo tirar do congelador e levar à panela. Durabilidade: 10 meses.

No branqueamento de espinafre, pimentão e vagem, nabo, é necessário somente um minuto. Já no de abóbora, abobrinha, batata doce e berinjela, são necessários 2 minutos. Brócolis, couve-flor e salsão requerem 3 minutos. Por fim, são recomendados quatro minutos para branquear cenoura e couve-de-bruxelas.

  1. Preparar as cenouras. Antes de congelar as cenouras, limpe-as, descasque-as com um descascador e corte-as como preferir: em rodelas, quadrados ou palitos.
  2. Lave as cenouras. Coloque água a ferver numa panela e acrescente as cenouras previamente cortadas. ...
  3. Congele as cenouras. ...
  4. Vida útil as cenouras no congelador.

Por isso, ele é um ótimo legume para se ter no seu congelador para fazer render aquele picadinho de frango no final do mês, por exemplo! Diferente da berinjela e da abobrinha, o chuchu deve ser congelado descascado, principalmente para facilitar na hora do cozimento.

Depois de cozidos, é importante deixá-los escorrendo por um tempo para que a água não forme uma camada muito densa de gelo entre as partes. Em seguida, separe pequenas porções em sacos plásticos ou potes e pronto. Depois disso, é só organizar tudo no seu congelador.

Quanto mais seco o legume estiver, mais tempo vai durar no congelador, por isso é tão importante secar bem. A recomendação é que cada pessoa consuma uma xícara de chá de legumes por refeição. Dessa forma, é possível congelá-los na medida certa, facilitando o preparo no dia a dia.