Pode congelar legumes sem cozinhar?

Perguntado por: hgomes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Embora alguns legumes – como a cenoura, mandioca, abóbora, espinafre, cebola e alho – possam ser levados ao freezer crus e sem quase nenhuma preparação, a maioria precisa passar por um processo chamado branqueamento antes de serem congelados.

Quase todas as hortaliças podem ser congeladas. Em geral, não se prestam para o congelamento as hortaliças folhosas consumidas cruas, como alface, rúcula e agrião. Já hortaliças de folha consumidas cozidas, como espinafre e couve-de-bruxelas, podem ser congeladas sem problema.

Como escaldar legumes para congelar
Passado o tempo indicado, retire os vegetais e então faça o choque térmico, levando para uma tigela com água fria e gelo, para interromper o cozimento. Por fim, deixe escorrer e seque bem para evitar que os legumes acumulem água durante o congelamento.

Mergulhe os alimentos em uma panela com água fervente por cerca de dois minutos (pode ser necessário mais tempo para alimentos mais rígidos). Depois, retire e leve-os imediatamente para uma tigela com água fria ou passe em água corrente. Seque em seguida, para evitar que acumulem água durante o congelamento.

As cenouras estão presentes em muitas das receitas do nosso dia a dia. Mas também podem ser congeladas.

Verduras e legumes como alface, batata, pepino não devem ser congelados porque perdem sua textura. Isso acontece porque eles são vegetais ricos em água, e é exatamente esse tipo que não pode congelar.

Sim, os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos.

Por isso, ele é um ótimo legume para se ter no seu congelador para fazer render aquele picadinho de frango no final do mês, por exemplo! Diferente da berinjela e da abobrinha, o chuchu deve ser congelado descascado, principalmente para facilitar na hora do cozimento.

Caso estejam cortados, é importante guardá-los em recipientes fechados, se possível com um papel toalha embaixo deles, dentro da geladeira, para um consumo ideal de até dois dias.

Batata crua por exemplo, não congela bem, o resultado é uma textura farelenta e uma cor acinzentada.

A abóbora (em algumas de suas variações) pode ser congelada em cubos crus, cubos assados ou em purê. O método cru é o mais rápido, mas os pedaços geralmente precisam ser bem descongelados antes do uso.

Dá para congelar couve crua? Sim. Embora o processo de branqueamento prolongue a vida útil da couve congelada, é possível congelar a couve crua, o que irá preservar muito bem os nutrientes.

A couve pode ser congelada. Devendo ser picada fina e colocada em saco de plástico do qual deve se retirar a maior quantidade possível de ar. A couve pode ser consumida crua, na elaboração de saladas ou sucos, refogada ou em preparações como sopas, farofas e cozidos.

Neste caso tanto faz! Você pode descascar ou não a cenoura que no processo de congelamento isso não vai fazer diferença. No entanto a casquinha pode escurecer no freezer, o que não altera em nada no resultado final esta oxidação.