Como guardar couve-flor na geladeira para não estragar?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Lave a couve-flor apenas na hora de utilizar. Cubra o bulbo com papel toalha para evitar umidade, coloque num saco plástico e guarde na parte meno fria da geladeira (ou na gaveta).

Como congelar couve-flor: cozimento leve e água fria
Esse momento é um passo importante para congelar a couve-flor, porque garante que o vegetal ficará com uma boa textura depois de descongelado. Logo em seguida, coloque os pedaços ainda quentes e escorridos num pote com água fria.

Congelar é a melhor maneira de preservar a couve-flor. Contudo, não basta apenas colocá-la em um saco plástico e jogar direto no congelador. Branquear a couve flor antes de congelar vai garantir uma boa textura quando você for cozinhá-la. Após o branqueamento, congele inicialmente em uma superfície reta.

Assim que começar a ferver, coloque de 4 a 5 colhes (sopa) de leite e misture. Aí é só colocar a couve-flor para ferver nessa mistura e retirar quando você achar que está pronto. Dica: prepare um recipiente com água gelada para colocar a couve-flor depois de pronta e parar a cocção dela.

Como Armazenar: Mantenha a couve-flor dentro de um saco plastico perfurado na geladeira por no máximo 5 dias, lembre-se de remover as partes que contenham pontos escuras e nunca lave, deixe para fazer isso apenas quando for utilizar.

A resposta é simples: você pode congelar esses legumes crus, mas não é aconselhado pois a textura e sabor serão alterados. Para melhor preservar o sabor, textura e nutrientes destes legumes, o ideal é escaldar ou branquear os legumes antes de congelar.

Se as folhas estiverem muito murchas ou as flores apresentarem pontinhos pretos, é melhor evitar.

Comece pegando os galinhos e passando com cuidado pela água corrente. Depois, coloque todos eles em uma mistura de água e sal (isso ajudará a retirar bichinhos e sujeiras mais persistente). Como ele está separado, fica mais fácil e rápido a limpeza, por isso vocÊ pode deixar de 5 a 10 minutos apenas.

Separe o brócolis e a couve-flor em pequenas quantidades, normalmente o que você costuma consumir nas refeições. Coloque-os em saquinhos plásticos ou potinhos separados por porções. Agora é só colocar no congelador!

Como conservar brócolis: armazenamento
O ideal é deixar o brócolis na geladeira até o momento que você for prepará-lo. Você pode utilizar um saco plástico para isso, de preferência na cor escura, mas lembre-se de remover toda a umidade antes de guardá-lo.

Fora da geladeira
Eles podem ser mantidos em um saco, mas deixe uma fresta para entrar ar. Se possível, mantenha-os na embalagem original em que você os comprou.

Faça o pré-congelamento distribuindo os floretes de couve-flor em uma forma, assadeira ou prato, sem sobrepor (para que não grudem após o congelamento). Leve para o congelador até que fiquem bem firmes.

Os floretes da couve-flor, parte mais sensível do alimento, podem ficar facilmente danificados, o que causa escurecimento e surgimento dos pontinhos pretos. Segundo informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ( Embrapa), estas manchinhas sinalizam início de apodrecimento.

Podridão negra
A bactéria Xanthomonas campestres concentra o ataque próximo às laterais das folhas da couve-flor. Como sintomas, surgem áreas amareladas, que seguem no sentido do pecíolo. Com o agravamento da doença, as manchas cloróticas necrosam e as folhas murcham devido à desidratação.

Quando o vegetal está com a cor amarela é porque esse composto está em falta. Isso geralmente ocorre pela pouca quantidade de ar, ou de sol, mas o mais comum é quando ela está sem água.

Caso você já tenha cozinhado a couve e tenha sobras, basta guardá-la em um pote fechado e armazenar na geladeira. O ideal é consumir em até 4 dias.