Quanto tempo uma fita de LED pode ficar ligada?

Perguntado por: oxavier . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Fitas de boa qualidade podem durar até 5 mil horas, enquanto as demais chegam a 30 mil. Sendo assim é possível deixar suas luzes ligadas por horas a fio sem se preocupar em substituí-las por um bom tempo, mas aqui também entra outro ponto importante: o uso consciente.

As de LED por consumir pouca e não gerar calor, podem ficar ligada durante toda a noite sem oferecer risco de incêndio ou curto-circuito. Onde encontrar luminária de luz noturna? Ela pode ser encontrada facilmente em lojas de material de construção ou iluminação.

A pergunta mais comum que vemos é: “é seguro deixar uma faixa de LED constantemente ligada?” Sim, se suas fitas de led forem de boa qualidade e instaladas corretamente, nenhum obstáculo interfere na dissipação de calor.

Se você tentar ligar a fita direto na tomada, as luzinhas podem pifar por conta da oscilação de energia. Do mesmo modo, o borne serve para conectar os fios da fita e do driver. Para facilitar, você pode comprar um kit que já venha com o rolo, o drive e os bornes.

Outra vantagem é que, assim como toda lâmpada de LED, elas não esquentam. Ou seja, você pode usá-las sem medo dentro dos móveis ou perto de plantas, porque elas não vão queimar e nem danificar o que estiver próximo. Por fim, tem durabilidade muito grande, o que exige mínimo esforço de manutenção.

Um driver que forneça tensão, corrente ou potência maiores que as especificadas para a sua fita de LED pode queimá-la ou queimar alguns dos LEDs da fita. Pode ser que esse driver até acenda a sua fita de LED corretamente, mas um driver que fornece mais energia do que você precisa provavelmente será mais caro.

Seu consumo médio é de 5 w por metro, o que gera aproximadamente 220 lm/m. Pode ser cortada no tamanho que você desejar e costuma ter espaços para corte a cada três LEDs.

A potência que seria capacidade de iluminação pode variar. O modelo de entrada consome 4,8 watts por metro. Em um rolo de 5 metros o consumo é de 24 watts.

A maioria dos LEDs resistem (sem queimar) até 3v, porém a durabilidade de seu LED poderá ser reduzida. O recomendado é que acima dessa voltagem deve-se utilizar um resistor, na maioria dos casos há uma regra pouco precisa: 5v use um resistor de 220Ω e 12v use um resistor de 1kΩ.

6. Consome menos energia. A economia de energia com essa fonte de iluminação é bastante significativa. Isso faz com que o custo seja mais baixo em aproximadamente 80%, quando comparado com as lâmpadas incandescentes.

Interruptor desgastado ou sujo
Seja através do uso excessivo ou ao longo do tempo, os conectores do interruptor ficam desgastados ou cheios de sujeira. Isto pode causar um leve curto-circuito que permite a passagem de uma pequena parte da corrente elétrica. Aqui devemos desmontar e limpar completamente o interruptor.

Não é muito comum acontecer isso com lâmpadas de led, por quê?. Se você tirar um fio de um lado do soquete (bocal), você acaba não fechando o circuito, ou seja, se você tira um fio de um lado, o circuito de desse soquete (bocal) fica aberto e não circula corrente.

Isso acontece porque não chega energia suficiente até os LEDs, pois a energia tem que percorrer um caminho mais longo fazendo com que a tensão diminua no final do rolo de fita. A tensão pode cair até 0.6V por metro.

Outra informação importante que você deve saber antes de efetuar uma compra de uma fita de LED é o IP, ou seja, o índice de proteção contra sólidos e líquidos. O primeiro número do IP diz respeito ao quanto a fita é capaz de proteger contra sólidos, já o segundo, a sua capacidade de proteger contra líquidos.

Um LED danificado pode apresentar uma cor escura, que indica que está queimado. Mas, se você não conseguir identificar pela coloração, pode fazer um teste utilizando uma bateria e dois fios condutores.