Qual tem mais vitamina fígado de galinha ou de boi?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 14 votos

O campeão é mesmo o fígado, não importa se de galinha ou de boi. Uma das principais fontes de nove dos 11 tipos de vitamina, essa carne só não contém a C e a E.

O fígado de boi é uma das vísceras alimentares com mais fontes de nutrientes, considerado um superalimento. A carne possui quase todos os minerais e vitaminas, principalmente o ferro.

O fígado de galinha pode fornecer ao corpo mais de três vezes o DV de vitamina B12, um nutriente essencial que apoia a produção de glóbulos vermelhos e ajuda a prevenir a anemia perniciosa.

O fígado de galinha é um alimento que carrega muitos fãs, pois além de ser super saboroso, ele também é fonte de proteínas, vitaminas e minerais, trazendo inúmeros benefícios para o organismo e auxiliando em diversos problemas de saúde, como a anemia.

O fígado de frango se classifica, assim como a moela e o coração, como parte de vísceras. Parte essa de órgãos com algumas particularidades nutricionais, com alta concentração de alguns nutrientes: Vitaminas do complexo B como: Vitamina B12, Ácido fólico, Colina, Ferro e Zinco.

Não há carne, fruta ou legume que inclua todas as vitaminas e sais minerais, por isso é necessário ter uma alimentação balanceada, variada e saudável. O campeão é mesmo o fígado, não importa se de galinha ou de boi.

Ela lembra que o fígado bovino é fonte de proteína, além de ser muito rico em vitaminas e minerais, em especial ferro, zinco, B9, B12, vitamina A, E e D. Por isso, é um grande aliado para saúde como um todo, especialmente em casos de anemia, baixa imunidade e outros, indica a profissional.

Nos adultos, a porção de fígado deve ser entre 100 a 250 g por semana, que pode ser dividida em 1 a 2 porções por semana. No caso das crianças, a forma mais segura de consumir fígado é 1 vez por semana, no máximo.

Rins, fígado ou coração de galinha
Algumas partes específicas da carnes, como os rins, fígado e coração de galinha também contêm muito ferro e vitamina B12 e devem ser consumidos de uma forma saudável, grelhados ou cozidos, mas não todos os dias.

Qual a função do fígado das aves? O fígado desempenha um papel homeostático fundamental, atuando em diversos processos como, por exemplo, na síntese e metabolismo de importantes substâncias (lipídeos, carboidratos e proteínas), além de participar efetivamente de processos de excreção e detoxificação (Denbow, 2015).

“Fígado, moela e rabada são alimentos nutritivos devido à composição nutricional. Possuem proteínas de alto valor biológico, minerais e vitaminas, porém possuem quantidade de gordura e de colesterol elevados. A moela é rica em zinco que exerce importante função no sistema imune.

Justamente devido à abundância de nutrientes, o excesso no consumo do alimento pode levar a quadros de intoxicação, como por vitamina A ou por cobre. Dentre os sintomas da intoxicação aguda por cobre podemos citar: dor abdominal, diarreia e taquicardia.