Qual sintomas de vesícula inflamada?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.4 / 5 3 votos

Sintomas de vesícula inflamada

  • Dor aguda no lado direito do abdome.
  • Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC.
  • Sensação de náuseas.
  • Vômitos frequentes.
  • Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e da esclera (parte branca dos olhos)
  • Emagrecimento.

Colecistite aguda: Quando ocorre um processo inflamatório/infeccioso na vesícula com sintomas como dor intensa abaixo das costelas à direita, febre e alguns pacientes podem evoluir com icterícia (olhos e pele amarelados).

Sintomas: Alguns casos de pedra na vesícula podem não ter sintomas, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois.

Dependendo da gravidade da inflamação diagnosticada, existem algumas formas de tratamento, entre elas:

  1. Medicamentos.
  2. Dieta pobre em gorduras.
  3. Ondas de choque.
  4. Colecistectomia.

Carnes gordas, pele de carne de aves, peixes gordos (sardinha, atum, cavala, salmão), enchidos de porco (mortadela, copa, salame, presunto) e embutidos (linguiças e salsichas). Alimentos fritos, milanesa ou empanados imersos no óleo. Manteiga, maionese comum, margarinas.

Tratamento. O tratamento de colelitíase envolve a gestão de dor e, finalmente, a remoção dos cálculos biliares. Medicamentos para aliviar a dor (ibuprofeno, paracetamol) podem ser úteis para controlar a dor.

Vinagre de maçã: esse vinagre contém propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dor. Para preparar esse remédio caseiro, basta dissolver duas colheres do vinagre em água morna; Magnésio: Ajuda a aliviar os espasmos da vesícula biliar e no bom funcionamento do organismo de modo geral.

Sentir dor constante, especialmente após as refeições, é um sintoma comum de cálculos biliares; Náusea. Náuseas ou vômitos são sintomas comuns de todos os tipos de problemas da vesícula biliar; Icterícia.

Ultrassom abdominal é o principal exame para detectar pedra na vesícula. Poucas pessoas já ouviram falar em colelitíase, mas certamente conhecem os perigos das temidas pedras na vesícula, que, além da dor no abdômen, podem causar dor nas costas, náuseas e vômitos.

Como explicamos na introdução, a dor abdominal é o principal sintoma em casos de pedra na vesícula. Essa é uma dor intensa que aparece de repente e que pode irradiar também para as costas, mais precisamente do lado direito e logo abaixo das costelas.

Aguda: normalmente aparece sem motivos aparente, provoca dor forte no abdômen por aproximadamente 6-8 horas e depois some por uma ou mais semanas.

O tratamento para pedras na vesícula pode ser feito através de medicamentos, com o objetivo de diluir o cálculo quando o colesterol é a principal causa. Mas, a cirurgia continua sendo o método mais indicado.

Tome cuidado com as carnes vermelhas
A mesma pesquisa apontou ainda que pode haver um risco aumentado de pedra na vesícula ao se optar por uma alta ingestão de gordura, de carne vermelha e de alimentos processados dentro de uma dieta pouco saudável.

Limão e laranja, entre outras frutas cítricas, são riquíssimas em vitamina C, que ajuda a manter o equilíbrio entre o colesterol e os ácidos biliares na vesícula, evitando a formação de pedras.

Café diminui risco de pedra na vesícula
A mesma revisão científica mostrou que o consumo moderado de café ajuda a diminuir o risco de contrair pedra na vesícula. A condição é causada pelo acúmulo de resíduos petrificados na vesícula biliar, órgão que produz a bile.

Como a vesícula desempenha papel importante na digestão, quando há alterações neste órgão os sintomas afetam todo o seu funcionamento. O processo digestivo é um deles. Pode ocorrer a formação de gases e uma digestão mais lenta e pesada.