Qual sintomas da dengue?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Quais são os sintomas da dengue?

  • Febre alta > 38.5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma.

O vírus da dengue continua a se multiplicar dentro das células sangüíneas e atinge a medula óssea, onde compromete a produção de plaquetas, que são fundamentais para os processos de coagulação. Nem todas as pessoas picadas por um mosquito infectado com o vírus da dengue manifestam a doença.

Anti-inflamatórios não hormonais – diclofenaco e ibuprofeno, por exemplo – também devem ser evitados. Eles elevam o risco de sangramentos por provocarem irritação no estômago. Quais remédios quem tem dengue pode tomar? Para amenizar dor e febre, são receitados fármacos com paracetamol ou dipirona.

Fase crítica: Esta fase ocorre quando a febre começa a diminuir, geralmente entre o 3º e o 7º dia da doença. É nesse período que podem surgir complicações, especialmente em casos mais graves de dengue hemorrágica ou síndrome do choque da dengue.

Manchas vermelhas, planas e distribuídas pelo tronco. Também chamada de “rash”, as manchas de dengue são um sintoma comum, que ocorre em mais da metade dos pacientes com dengue e, geralmente, após o terceiro dia de febre.

Por que a pessoa com dengue tem que ficar de repouso? A medida do repouso é para aliviar os sintomas. Além disso, não se agasalhar excessivamente e beber muito líquido para evitar a desidratação provocada pela febre, responsável por outros sintomas desagradáveis.

Durante a multiplicação do vírus, formam-se substâncias que agridem as paredes dos vasos sanguíneos, originando perda de líquido (plasma). Além disso, há uma diminuição da circulação de plaquetas e um aumento da concentração do sangue.

É a sorologia, que detecta a Dengue. Porém, estes procedimentos ainda causam muita confusão na comunidade. Pois são dois exames distintos e realizados em tempos diferentes. “Este exame fornece informações iniciais importantes, assim como indícios de uma evolução desfavorável.

Erupções cutâneas ou vermelhidão no corpo. A vermelhidão na pele é um sintoma muito comum da dengue. Além dele, outra manifestação é a erupção cutânea causada pela dilatação dos vasos sanguíneos, conhecida como exantema.

O quadro respiratório é a principal forma de diferenciar a gripe, dengue e Covid-19. Afinal, sintomas respiratórios, como dor no peito, falta de ar, tosse, alterações do olfato e paladar não estão presentes na dengue.

A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. A Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele a coceira no corpo.