Qual pomada é boa para acabar com lipomas?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Infelizmente, não existe remédio de farmácia capaz de eliminar o lipoma por completo. Caso o nódulo de gordura esteja inflamado ou provoque dor, o médico pode receitar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios antes de marcar a cirurgia de retirada do tumor.

Hirudoid é uma pomada que colabora no tratamento e redução dos sintomas de diversos processos inflamatórios localizados.

Uma pequena cirurgia é o suficiente para remover o lipoma, podendo ser realizada no consultório médico.

Como o lipoma costuma ser uma massa pequena e indolor, ele não precisa de tratamento na grande maioria dos casos. Tumores pequenos podem desaparecer espontaneamente, mas o que ocorre mais frequentemente é um lipoma permanecer “quieto” e inalterado durante anos.

Quais são as causas e fatores de risco? “Os lipomas habitualmente são situações esporádicas e que não têm causa identificável”, responde Carlos Luz. Segundo o cirurgião, não existe nenhum fator de risco identificado que garanta que a pessoa tenha uma propensão maior ou menor para desenvolver lipomas.

Márcia afirma que a dor é causada pela pressão sobre o nódulo. Já Abrucio diz que pode haver incômodo quando o nódulo toca um nervo. Nesses casos, uma cirurgia para a retirada do tumor é necessária. Ter uma alimentação menos gordurosa evita o desenvolvimento de lipomas.

O tratamento do lipoma é cirúrgico, com a retirada total da lesão. Já que não é maligno, não há necessidade de urgência para o tratamento. Contudo, é indicada a ressecção assim que diagnosticado por 3 motivos. O primeiro deles é a questão psicológica do paciente.

O lipoma só é preocupante quando há alterações como: aumento de tamanho, mudança na forma e também apresentar alguma sensibilidade ao tocar. Qualquer dessas alterações devem ser comunicadas ao médico para uma melhor investigação. Exames de imagem como ultrassom, podem ser indicados para ajudar no diagnóstico.

Qual a diferença entre cisto sebáceo e lipoma? Enquanto o lipoma é composto de células adiposas, o cisto sebáceo é composto por uma substância conhecida como sebum. Como as duas doenças apresentam sintomas parecidos, o tratamento costuma ser cirúrgico.

Não há um tratamento com medicamentos para eliminar o lipoma. Inclusive, é bastante comum eles desaparecerem espontaneamente, depois de algum tempo. No entanto, alguns pacientes se incomodam com eventuais prejuízos estéticos de um lipoma. Ele pode causar assimetrias, prejudicar a aparência ou mesmo causar um incômodo.

O grau de rigidez dos lipomas varia, alguns são muito duros. A pele que cobre o lipoma apresenta um aspecto normal. Os lipomas raramente crescem mais que 7,5 centímetros. Eles podem surgir em qualquer parte do corpo, embora normalmente se localizem nos antebraços, no tronco e no pescoço.