Qual país inventou o vidro?

Perguntado por: ipinheiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Foi na Síria, no século I a.C., que as garrafas de vidro se tornaram possíveis. Isso porque foi nesta época que a técnica do sopro surgiu, o que possibilitou a fabricação de vidros ocos, como potes, copos e garrafas.

Os primeiros registros datam de 5000 a.C., quando mercadores fenícios descobriram acidentalmente o novo material ao fazerem uma fogueira, sobre a qual apoiaram blocos de nitrato de sódio-que serviam para segurar suas panelas.

A História do Vidro
Conta-se que ele foi descoberto por acaso, quando, ao fazerem fogueiras na praia, os navegadores perceberam que a areia e o calcário (conchas) se combinaram através da ação da alta temperatura. Há registros de sua utilização desde 7.000 a.C. por sírios, fenícios e babilônios.

Os primeiros pedaços de vidro chegaram ao Brasil por meio de Pedro Álvares Cabral, em 1500, que presenteou os índios com colares e rosários. Depois, em 1549, Tomé de Souza utilizou o escambo com os indígenas: trocou um lote de espelhos por pau-brasil.

O mais antigo artefato de vidro conhecido até hoje data do Egito em 1500 aC! É uma embarcação de cor azul claro opaca, hoje preservada na coleção egípcia do Museu do Estado de Munique.

Foi em Salvador, em 1810, que surgiu a primeira fábrica de vidros, montada por Francisco Inácio de Siqueira Nobre, com a devida autorização do Regente D. João recém-chegado no Brasil. As notícias são incertas.

Justus von Liebig

O primeiro espelho como conhecemos hoje surgiu em meados de 1830, criado pelo químico alemão Justus von Liebig. A mistura utilizada pelo inventor usava nitrato de prata para garantir uma boa reflexão.

As janelas remontam ao ano 4000 a.c., nas casas de Persépolis, as quais apresentavam umas aberturas semelhantes a janelas. Conheciam-se os caixilhos e as folhas nos palácios de Minos, em Creta. Nas casas gregas com átrio, as janelas que davam para o pátio eram artisticamente ornamentadas.

A história do vidro começou no Egito há 3.000 anos. Nessa época ele era utilizado essencialmente na confecção de jóias. Foi somente por volta de 1.500 A.C. que os primeiros recipientes de vidro, porém sem pés, apareceram. Não esqueça de fazer seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.

A primeira patente de todo um processo para fabricar vidro temperado foi detida pelo químico Rudolph A. Seiden, que nasceu em 1900 na Áustria e emigrou para os Estados Unidos em 1935.