Em que ano foi criado o vidro?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

de 5000 a.C.

A história da descoberta do vidro é bem antiga. Os primeiros registros datam de 5000 a.C., quando mercadores fenícios descobriram acidentalmente o novo material ao fazerem uma fogueira, sobre a qual apoiaram blocos de nitrato de sódio-que serviam para segurar suas panelas.

O vidro não é exatamente uma invenção. Está mais para uma descoberta. Os primeiros registros datam de 7 mil anos atrás quando mercadores fenícios descobriram o vidro ao fazerem uma fogueira na areia da praia. Fogo + areia + nitrato de sódio deu vidro.

Os primeiros pedaços de vidro chegaram ao Brasil por meio de Pedro Álvares Cabral, em 1500, que presenteou os índios com colares e rosários. Depois, em 1549, Tomé de Souza utilizou o escambo com os indígenas: trocou um lote de espelhos por pau-brasil.

O mais antigo artefato de vidro conhecido até hoje data do Egito em 1500 aC! É uma embarcação de cor azul claro opaca, hoje preservada na coleção egípcia do Museu do Estado de Munique.

Nos primeiros mil anos após a descoberta de como elaborar vidro, este só foi empregado com finalidade estética na confecção de joias e artigos de decoração. Somente por volta de 1500 AC, no Egito, foi que se iniciou o emprego do vidro em artigos utilitários, na forma de embalagens.

Foi em Salvador, em 1810, que surgiu a primeira fábrica de vidros, montada por Francisco Inácio de Siqueira Nobre, com a devida autorização do Regente D. João recém-chegado no Brasil. As notícias são incertas.

O vidro é feito da mistura básica de areia de sílica, sódio e cálcio. O material passa por vários processos e, só então, se torna o vidro como conhecemos.

A História do Vidro
Conta-se que ele foi descoberto por acaso, quando, ao fazerem fogueiras na praia, os navegadores perceberam que a areia e o calcário (conchas) se combinaram através da ação da alta temperatura. Há registros de sua utilização desde 7.000 a.C. por sírios, fenícios e babilônios.

O vidro no Período Colonial
Os índios forneciam a especialíssima madeira do pau-brasil aos portugueses que, em troca, forneciam objetos mágicos, capazes de “capturar” a imagem das pessoas, talvez até a alma... denominados espelhos.

São eles:

  • 1- Vidro Laminado. Esse é um dos tipos de vidro mais tradicionais, que é composto por duas ou mais chapas de vidro, e possui maior resistência devido a película plástica inclusa nele. ...
  • 2- Vidro Temperado. ...
  • 3- Vidro Multilaminado. ...
  • 4- Vidro Temperado-Laminado. ...
  • Sobre a ANAVIDRO.

1 - Vidro Float ou comum
Também conhecido como vidro comum ou vidro plano, o float é o vidro mais procurado pelos consumidores, além de ser o mais utilizado.

A história da descoberta do vidro é bem antiga. Os primeiros registros datam de 5000 a.C., quando mercadores fenícios descobriram acidentalmente o novo material ao fazerem uma fogueira, sobre a qual apoiaram blocos de nitrato de sódio-que serviam para segurar suas panelas.

Justus von Liebig

O primeiro espelho como conhecemos hoje surgiu em meados de 1830, criado pelo químico alemão Justus von Liebig. A mistura utilizada pelo inventor usava nitrato de prata para garantir uma boa reflexão.