Como saber se é cristal ou vidro?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Uma taça de vidro é fabricada apenas com areia, sódio, cálcio e alumínio. Já a taça de cristal possui chumbo na sua fabricação, o que proporciona brilho, sonoridade, rigidez e delicadeza a taça. As taças de vidro, por serem feitas com matérias mais simples, não proporcionam uma degustação tão boa.

Os cristais são parecidos com o vidro convencional, mas possuem em sua composição além da areia metais como chumbo ou titânio (quanto maior a presença desses metais, mais resistente, refinado e delicado é o cristal). Enquanto o vidro possui apenas areia, sódio, cálcio e alumínio.

Faça o teste de temperatura
Para fazê-lo, basta que você posicione a peça em questão na região de sua testa e sinta sua temperatura. Isso porque, em cristais verdadeiros, a temperatura tende a ser mais gélida que a do corpo, fazendo com que você sinta a peça bastante fria.

Coloque um líquido dentro dos objetos e erga-o. Olhe através dele, o vidro é um pouco mais nebuloso do que o cristal, então, o que estiver dentro do item de cristal, poderá ser visto com mais clareza. Por fim, segure-os contra luz. Se nada acontecer, é porque ele é feito de vidro!

Peças duras, como quartzo (7 na escala de Mohs) não quebram, mas peças de vidro quebram por dentro e por fora.

As taças de cristal são feitas de óxido de chumbo, ao contrário das taças de vidro. As taças de cristal são as mais finas e delicadas em comparação com as taças de vidro. As taças de cristal são mais transparentes em comparação com as taças de vidro.

Opção: 25 G A 100 G - R$ 149,90.

Um dos métodos mais simples para distinguir um diamante de vidro e cristal é o teste de temperatura (calor). Como realizá-lo? Basta expor a pedra à luz solar ou colocá-la sob um fluxo de água quente da torneira. Você também pode aquecê-lo com ar quente de um secador de cabelo de mão.

Para fazer o vidro falso a partir de açúcar não é diferente: você deve misturar açúcar (vitrificante), água e glicose líquida/xarope de glicose (substâncias modificadoras de retículo) em uma proporção de 3,5:2:1.

O vidro não é considerado nem sólido nem líquido, mas sim um sólido não cristalino de estrutura molecular assimétrica. O vidro é um dos materiais mais comuns aos quais temos acesso em nosso cotidiano.

A maioria dos potes de vidro podem ser utilizados no micro-ondas para aquecimento de alimentos, porém se você vai fazer uma receita mais complexa, que demande um tempo maior dentro do aparelho, é sempre importante optar por itens com vidro refratário ou que tenham a recomendação do fabricante de uso no micro-ondas.

Tipos. O tipo mais conhecido de vidro vulcânico é a obsidiana, um vidro com elevado teor de sílica, e por isso muitas vezes designado simplesmente por «vidro vulcânico». Pedaços de obsidiana foram utilizado desde a Idade da Pedra para fins ornamentais e construção de ferramentas e armas.

Quando o cristal esquenta o que significa? Cristais podem mudar de temperatura como resposta à energia ao redor deles. Se um cristal esquenta, pode ser um sinal de que está interagindo com a energia alta ou absorvendo energia negativa.