Qual o versículo da Bíblia que fala Desperta Débora?

Perguntado por: uflores4 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

12 Desperta, desperta, Débora, desperta, desperta, entoa um cântico; levanta-te, Baraque, e leva presos teus prisioneiros, tu, filho de Abinoão. 13 aEntão o Senhor fez os que restaram dominar sobre os magníficos entre o povo; fez-me o Senhor dominar sobre os valentes.

Criado em 1995, durante a GCOWE (Consulta Global sobre Evangelização Mundial), o grupo nasceu com o intuito de evangelizar as mães para se unirem e orarem pelos seus filhos e famílias. O nome do movimento foi inspirado na história bíblica de Débora, no livro dos Juízes — uma juíza e mãe que defendeu a terra de Israel.

Tratava-se de uma profetisa, cuja autoridade era tamanha a ponto de hebreus de todas as tribos subirem ao monte levando a ela suas demandas para julgamento. A reputação da personagem fez com que a palmeira debaixo da qual se sentava recebesse seu nome, tornando-a a Palmeira de Débora (Jz.

Débora

Débora, mulher de Lapidote, era profetisa.

Os Juízes 5:12 formam a introdução à segunda parte, em outras palavras, a descrição do conflito e da vitória. Atirando-se no grande evento que ela está prestes a comemorar, Deborah apela a si mesma para que cante uma canção, e a Barak para que conduza seus prisioneiros: Desperta, desperta, Deborah!

A Bíblia diz que Débora era uma juíza e não guerreira. Ela não precisaria derramar o sangue de ninguém, ela precisava inspirar confiança aos guerreiros de Israel. Liderar não é somente dar ordens é preciso ser exemplo. Débora mostrou com suas ações que acreditava na vitoria, e arriscou a sua própria vida.

No texto, Débora exerce a liderança oficial das tribos e convoca os homens à guerra. Já Jael, que não estava inserida nas tribos israelitas, exerce liderança de forma difusa, sendo inclusive, responsável pela morte do comandante do exército inimigo do povo israelita.

Walton14 diz que Débora é a única mulher mostrada no livro de Juízes exercendo a função de juíza. Diz ainda que ela dava respostas ao povo com grande autoridade. O texto bíblico cita que Débora fazia atendimento às pessoas debaixo de uma palmeira, na terra de Efraim, entre os povoados de Ramá e de Betel.

O ramo de palmeira é um símbolo da vitória, do triunfo, da paz e da vida eterna originários do antigo Oriente Próximo e do mundo mediterrâneo. A palmeira (Phoenix) era sagrada nas religiões mesopotâmicas, e no antigo Egito representava a imortalidade.

Ela é mencionada diversas vezes como um símbolo de vitória, justiça, fertilidade e prosperidade. Em muitas passagens bíblicas, a palmeira é descrita como um sinal de bênção e proteção divina, assim como um símbolo de triunfo e glória. Palmeira no significado da Bíblia.

Juízes 4–5 relata como Israel foi libertado do cativeiro de seus inimigos sob a direção de uma mulher chamada Débora, que era juíza e também profetisa. Ela profetizou que uma mulher destruiria os líderes dos inimigos.

Ela profetizou que uma mulher derrotaria Sísera, o líder dos exércitos cananeus. O exército israelita reunido na montanha e os cananeus reunidos no vale. Débora disse a Baraque para descer da montanha. Ela prometeu que o Senhor estaria com eles.

Significa abelha e designa uma pessoa que possui uma força de vontade excepcional. Ela luta com grande determinação para alcançar seus objetivos. Embora muito cautelosa, quando confia em alguém se revela uma companheira doce e amigável.