Qual é a diferença entre kardecismo e espiritismo?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Embora o termo Kardecismo tenha se popularizado, dando a falsa impressão de que o Espiritismo é de autoria de Allan Kardec, é perfeitamente claro que não existe a necessidade de se chamar Espiritismo Kardecista, pois só existe um Espiritismo com base na Doutrina dos Espíritos.

A descrição do terreiro é simples, mas remete à percepção de atividades que geralmente são condenadas pela doutrina Espírita Kardecista, corroborando a visão de que a Umbanda seria um movimento de 'baixo espiritismo', algo que não representa, ou não permite, uma “evolução” moral, levando a tomar atitudes ...

O espiritismo kardecista é propriamente definido como resultado da obra de Hippolyte Léon Denizard Rivail, que veio a se autodenominar Allan Kardec “por acreditar ser ele a reencarnação dum poeta celta com esse nome” (OLIVEIRA, p. 40).

O espiritualismo forma a generalidade de nossa crença, ou seja, o Espiritismo é uma das possibilidades de interpretação do Espiritualismo, sendo a Doutrina dos Espíritos composta pelos pontos fundamentais: a existência de Deus; a existência e a imortalidade da alma; a comunicabilidade dos espíritos; a reencarnação; a ...

Conforme esclarece o pesquisador, Kardec não via o espiritismo como uma religião, mas sim como uma doutrina "que combinava ciência, filosofia e espiritualidade".

e os Exus e Pombagiras são espíritos da noite, da paixão, dos bares. Sábios em aspectos da vida, do amor e das ruas e encruzilhadas.

O espiritismo não proíbe nada, mas espera tudo de nós.

É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O livro dos espíritos; O livro dos médiuns; O evangelho segundo o espiritismo; O céu e o inferno; e A gênese.

No mês em que espíritas comemoram os 150 anos da morte, ou melhor, do "desencarne" de Allan Kardec, sua doutrina tem hoje, segundo dados do Pew Research Center de 2015, 13 milhões de adeptos no mundo inteiro.

os seus princípios básicos.
O mesmo ocorre com “espírita kardecista”, “kardecismo” que, segundo os espíritas, dão a impressão de existir o “espírita de candomblé” e o “espírita umbandista”, por exemplo.

Além de acreditar na comunicação dos espíritos, que é a noção básica do espiritualismo, ele acredita na reencarnação. O espiritismo muda, a reencarnação passa a ser parte necessária da doutrina, coisa que não existe no espiritualismo anterior.

O espírita é aquele que encontra no Espiritismo respostas às suas questões existenciais, entendimento sobre a nossa posição dentro do contexto da Vida Maior; que se sabe imortal em mais uma experiência transitória na carne, com o objetivo de trabalhar o seu crescimento moral, buscando ser hoje melhor do que ontem e ...

A Doutrina Espírita apresenta-se sob três pilares: ciência, filosofia e religião.

A Área do AE abrange as atividades de: recepção, atendimento fraterno pelo diálogo, explanação do Evangelho, Evangelho no lar e implantação do Evangelho no lar, irradiação mental e atendimento pelo passe, que serão apresentadas nesta obra, como um conjunto de tarefas inter-relacionadas que apresentam caracterís- ticas ...

O Centro Espírita é um templo de oração onde, sob as bênçãos do Evangelho, entramos em comunhão com Deus, com Jesus e com os Amigos Espirituais que nos assistem. Nele encontramos uma oficina de trabalho, através da qual nos candidatamos a instrumentos da Bondade Divina na ajuda aos irmãos em Humanidade.