O que Asafe fazia?

Perguntado por: eoliveira6 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
/ 5 3 votos

Asafe foi um músico importante da época de Davi, e foi nomeado pelos principais levitas como responsável pela música, juntamente com Etã e Hemã, quando a arca foi transportada da casa de Obede-Edom para a cidade de Jerusalém (1Cr 15:16-19).

Asafe pertencia à tribo de Levi, que era encarregada do todo serviço no templo. Ele era músico profissional e também treinava outros músicos. Asafe era tão bom no seu trabalho que ele foi escolhido para liderar todos os músicos do templo! Um dia o rei Davi decidiu levar a Arca da Aliança para Jerusalém.

Ele aprendeu de Deus que a justiça divina não é imediata, mas é certa. Muitos ímpios prosperam e muitos inocentes sofrem nesta vida, mas os dois grupos estão caminhando para destinos opostos. Quando olhar para o fim deles, não há motivo de invejar os arrogantes e rebeldes. Asafe aprendeu o que nós precisamos aprender.

Enfim a conclusão que chegamos neste estudo sobre quem foi Asafe na bíblia é que ele valorizava a sua comunhão com Deus. Pois prezava a adoração e a fidelidade ao Senhor. Foi um levita e profeta. Mas a lição mais importante que podemos tirar é que ele era íntegro e amava a presença de Deus.

Asafe viu pessoas que desrespeitavam a Deus prosperando, e achou injusto. Por outro lado, ele mesmo, sendo um servo fiel do Senhor, sofria!

Salmo de Asafe. 1 Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. 2 Quanto a mim, os meus pés quase se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. 3 Pois eu tinha ainveja dos tolos, quando via a prosperidade dos ímpios.

O salmo 73, o salmo de Asafe, um dos principais cantores em Israel nos dias de Davi, cuja idade devia oscilar entre os 60 e os 70 anos quando escreveu o Salmo, homem dedicado e líder do coro, relata o conflito, o dilema, quando, em um determinado momento, seu autor passa a olhar a vida a partir de um único ângulo, de ...

16 Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios. 17 Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o Senhor sustém os justos. 18 O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre. 19 Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão.

Os Livros de Salmos de Asafe (em hebraico: לְאָסָף) são 12, a saber 50 (Livro II) e 73-83 (Livro III). Foram compostos nos territórios ao norte de Israel durante os tempos bíblicos.

No Salmos 74, o Salmista apresenta a Deus um lamento, devido à destruição de Jerusalém e do Templo, na época de Nabucodonosor, rei da Babilônia. Sua decepção e tristeza são notáveis.

O Salmo 119 não tem um autor definido, apesar de muitos pensarem que quem o escreveu foi o Rei Davi, quando este ainda era jovem, é impossível mencionar com certeza a sua autoria. Porém, isso se torna secundário quando comparado às intenções deste grande poema israelita.

Asafe

Quando Asafe escreveu o Salmo 77, ele estava passando por uma crise de fé. Clamo a Deus por socorro; clamo a Deus que me escute. Quando estou angustiado, busco o Senhor; de noite estendo as mãos sem cessar; a minha alma está inconsolável!