Quem foi Amasa filho de Abigail?

Perguntado por: areis . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Amasa era filho de Jéter (ou Itra) e de Abigail, irmã de Davi (1 Crônicas 2.17). Foi nomeado capitão do exército israelita por Absalão, quando este tentou destronar seu pai, Davi. Amasa foi derrotado por seu primo Joabe, capitão do exército de Davi.

Amasa é um soldado valente, mas decepciona Davi com uma traição. Amasa é filho de Abigail e primo de Davi. Mais tarde, ele vai se tornar um de seus guerreiros, mas por alguma razão se alia a um dos piores inimigos que Davi teve, seu próprio filho Absalão.

Saiba mais sobre nós. Seba faz com que as tribos de Israel abandonem Davi — Joabe mata Amasa e persegue Seba — Uma mulher sábia intercede — A morte de Seba põe fim à insurreição.

Amasa deve morrer na oitava temporada da novela Reis, a última que retratará o reinado de Davi.

Os filhos do rei Davi 3 1-3 São estes, por ordem de idade, os filhos de Davi que nasceram quando ele estava em Hebrom: Amnom, filho de Ainoã, de Jezreel; Daniel, filho de Abigail, de Carmelo; Absalão, filho de Maacá, que era filha de Talmai, rei de Gesur; Adonias, filho de Hagite; Sefatias, filho de Abital; Itreão, ...

Amasa junta-se com suas tropas a Abisai, mas é morto por Joabe, à traição, quando este simulou um beijo de saudação, cravando-lhe a espada no abdômen (2 Samuel 20.1-10).

Absalão

Absalão (em hebraico: אַבְשָלוֹם; romaniz.: Avshalom; em hebraico tiberiano: ʼAḇšālôm, lit. "meu Pai é Paz") foi o terceiro filho do rei Davi; segundo o Antigo Testamento, era um rebelde que tentou usurpar o trono de seu pai.

Joabe finge abraçar Amasa para esfaqueá-lo com sua espada na frente de todos os homens do exército de Israel. Abisai reprova a atitude do irmão, que afirma: “Eu disse que não ia fazer nada para me arrepender depois.

Abigail e Davi
Quando Davi foi forçado a fugir para Gate, a Bíblia registra que ele levou Abigail consigo (1 Samuel 27:3). Em Hebrom, Abigail teve um filho de Davi, Quileabe, seu segundo filho.

O filho do rei caiu na fonte de Giom e morreu afogado.

Simei confronta Davi e o humilha. Aclamado, Absalão toma atitude extrema. Husai revela seu plano para Tamar e Maaca.

Embora seja discutível, a maioria dos estudiosos bíblicos entendem que aquele filho de Davi e Bate-Seba, ao morrer, foi diretamente para o céu. O seu caso chegou a ser um dos principais argumentos a favor da tese de que as crianças que morrem na infância se salvam e vão para o céu.

Na trama, a grande virtude da jovem era a sabedoria e a fé em Deus. E os conselhos dados por ela ao marido eram valiosos. Abigail foi um exemplo de mulher, filha, irmã, mãe e esposa.

Apesar de abatido, Davi continuava a amar Absalão e após cerca de três anos de “negociações” entre ele (Absalão) e Joabe (um servo de confiança do rei Davi, lider dos soldados), houve uma reaproximação entre pai e filho.

Quando Davi descobriu que Nabal estava morto, ele chamou Abigail para ser sua esposa. Abigail aceitou a proposta, deixou sua casa e se tornou uma das esposas de Davi (1 Samuel 25:40-42).

Mical (em hebraico: מישל) foi uma princesa do Reino Unido de Israel, filha mais nova do rei Saul e primeira esposa de Davi, que mais tarde se tornou rei, primeiro de Judá, depois de Israel.