Qual o valor correto da temperatura axilar?

Perguntado por: ngois4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Temperatura axilar: 35,8°C – 37°C. Temperatura oral: 36,3°C – 37,4°C. Temperatura retal: 37°C – 38°C. Hipotermia – temperatura abaixo do valor normal.

É considerado febre quando a temperatura na axila é superior a 38ºC, já que temperaturas entre os 37,5º e os 38ºC podem ser facilmente atingidas, especialmente quando está muito calor ou quando a pessoa tem muitas camadas de roupa vestida, por exemplo.

Ligue o termômetro e espere até que na tela apareça o número zero. Coloque a ponta prata debaixo da axila. Espere alguns segundos até ouvir um sinal sonoro — aviso para retirar o aparelho. Retire o termômetro digital e verifique o valor da temperatura no visor.

Febrícula: De 37,3℃ a 37,8℃; Febre: Acima de 37,8℃; Febre alta: Considera-se, em geral, a partir de 39℃.

A temperatura axilar é medida ao colocar o termômetro na axila. Este método pode ser usado em qualquer idade. Entretanto, a temperatura da axila não é tão confiável quanto as outras medidas. É melhor ver as temperaturas da axila como um reflexo da temperatura, não uma leitura exata.

Para qualquer indivíduo, a temperatura normal do corpo humano varia entre 36,5ºC e 37ºC.

A via de mensuração mais usada é a axilar e, embora seja mais fácil de medir (em comparação com registros orais ou retais), é uma estimativa menos precisa da temperatura interna corporal e tem forte influência de fatores do meio ambiente.

Basta seguir as instruções do fabricante, “zerando” o termômetro e colocando o aparelho sob a axila da pessoa examinada. Após o tempo necessário para a aferição, o termômetro emite um sinal sonoro e mostra, no visor digital, a temperatura do paciente.

Se o termómetro estiver em bom estado é seguramente de confiança que o sinal sonoro indique a temperatura certa”. Contudo, é importante ter em atenção fatores que possam interferir na medição da temperatura corporal, nomeadamente a bateria ou a calibração do aparelho.

CONTRAINDICAÇÕES: Processos inflamatórios ou infecciosos e lesões no local da axila (relativa). Pacientes com comprometimento circulatório do membro superior (relativa). Termômetro de mercúrio ou termômetro digital.

Drogas antipiréticas não previnem convulsões febris, devem ser reservadas para crianças com desconforto físico, com temperatura acima de 38,2°C, e devem sempre ser usadas em regime de monoterapia, não superpondo ou intercalando drogas diferentes.

Fabricantes de termômetros informam que a temperatura foi aferida corretamente após o aviso sonoro, o que leva em torno de um minuto.

Beba muita água, sumos e caldos: a febre pode levar à perda de fluidos corporais, o que, por sua vez, pode favorecer a desidratação. A ingestão de líquidos ajuda também a baixar a temperatura corporal. Prefira alimentos fáceis de digerir.

Você não deve medir a TCB usando o método da axila porque ele não será preciso.

Além da menopausa e da andropausa, que são as causas mais comuns, existem outros distúrbios relacionados com essa sensação. Entre os principais, podemos citar alterações na tireoide, ansiedade, diabetes e até hipertensão.