Qual o remédio natural para dor neuropática?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Plantas medicinais com Acorus calamus L., Cannabis sativa L. e Capsicum L., estão entre as plantas que demonstraram trazer efeito benéfico no alívio da dor neuropática.

A dor neuropática é um tipo de dor crônica provocada a partir de uma lesão parcial ou abrangente do sistema nervoso. Situações de estresse ou baixa imunidade tendem a intensificar os sintomas, já que o cérebro recebe estímulos inflamatórios que contribuem para a piora do quadro.

Chá de camomila. A famosa flor de camomila é mais conhecida pelo seu efeito calmante. Ela é capaz de acalmar tanto os nervos como os músculos.

“As diretrizes atuais de neuropatia recomendam a triagem para deficiências de folato [ácido fólico, um tipo de vitamina B] e B12, mas não para deficiência de B6”, escreveram os pesquisadores.

A gabapentina é amplamente utilizada para dor neuropática.

O paciente deve adquirir o hábito de dormir com a cabeça elevada e utilizar meias elásticas para ajudar no tratamento da baixa pressão arterial e de eventuais desmaios decorrentes da neuropatia. Um fator importante é a organização da casa, visto que o há aumento em risco de quedas e lesões.

Neuropatia periférica – afeta os nervos nas partes externas, ou periféricas, do corpo como mãos, pés, pernas e braços; Neuropatia diabética – é causada pela diabetes.

Se não cuidada, além da dor intensa, a neuropatia periférica pode causar a perda da sensibilidade, debilidade e atrofia muscular.

No cérebro, a habilidade de bloquear a dor pode se perder em uma lesão como no AVC ou trauma. Com o tempo, ocorrem mais danos celulares e a sensação de dor persiste. Para um tratamento adequado da dor neuropática procure um neurologista de sua confiança e uma equipe multidisciplinar.

Limitar açúcares, sódio, azeite de dendê, óleo de coco, nata, manteiga e todos os outros alimentos processados ​​que contenham essas substâncias (biscoitos, doces, produtos assados, biscoitos, barras de granola, batatas fritas, salgadinhos, frituras).