Qual o radical de cavaleiro?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Faris (feres): cavaleiro (alferes); Filed (finete): alfinete (alfinetar, alfinete);

Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.

Radical é o elemento que contém o significado básico de uma palavra e a partir do qual pode constituir-se uma família de palavras. Ao contrário da raiz, ele não concentra sua significação de um aspecto diacrônico (histórico), e sim sincrônico (independente da raiz histórica).

O radical contém a raiz, a base da significação, mas ele muitas vezes também carrega consigo um afixo derivacional. Afixo derivacional é um morfema, elemento que se une a palavra modificando o sentido do radical, devido a isso forma-se um novo vocábulo. Ex: o -in de infeliz.

Existem palavras formadas apenas de radical, como é o caso de sofá, amor, café, animal, dor, paz, tatu.

O símbolo “” é conhecido como radical e é utilizado para representar a operação matemática radiciação. Nessa operação, o número L é obtido de acordo com o seguinte princípio: L é um número que, multiplicado por si mesmo n vezes, tem x como resultado, ou seja, Ln = x.

Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.

[Gramática] Parte que traz a significação lexical da palavra, elemento fixo, que não provém de um sufixo, prefixo ou infixo: livr- é o radical de livro, livrinho, livraria, livreiro.

Por exemplo: amor (radical, como uma referência mais semântica) → am (raiz, como uma referência mais gramatical).

Ex: SOFÁ >> RADICAL: SOFÁ.

O radical 木 (mù) de “árvore” e “madeira”

O radical do adjetivo grego é o mesmo de ástēr, astéros, «estrela», que passou ao latim como aster, astĕris, «estrela» (idem).

Lembre-se que o radical é a base fundamental dos vocábulos, sendo um elemento comum na formação de palavras, por exemplo: casa, casinha, casarão (radical -cas).

Apesar de ter a mesma base no seu significado (que está relacionada à luz), o radical da palavra "alumiar" não é luz, como as palavras luz e luzeiro. Alternativa certa: d) extremamente. O seu sufixo é -mente.