Como saber o radical de um verbo?

Perguntado por: isilva7 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Radical. O radical é a parte menos variável do verbo, apresentando o seu significado lexical. And- é o radical do verbo andar. Escrev- é o radical do verbo escrever.

O que é o radical? O radical define o significado principal do verbo. Na conjugação de verbos regulares, é a parte que se mantém inalterável. Na conjugação de verbos irregulares o radical, por vezes, sofre alterações.

O radical não é um morfema, ele é o elemento básico que traz a significação nuclear de uma palavra e de sua família. Exemplo: Flor, floral, florista, florido, etc.

Assim, CANT- é o radical do verbo CANTAR, por exemplo. Desinência: é a parte final da palavra e, no caso dos verbos, indica número (singular ou plural), pessoa (primeira, segunda ou terceira), modo (indicativo, subjuntivo ou imperativo) e tempo (pretérito, presente ou futuro).

“Po-”, “pu-”, “pus-”, “ponh-”, “punh-” são todos radicais do verbo “pôr”? O verbo pôr, proveniente do antigo poer (do latim pronere) já em português, é muito irregular, pelo que, de facto, apresenta vários radicais.

Chegamos à conclusão de que o radical de dar é d, tal como o radical de amar é am.

Nesse caso, o radical i- é completamente alterado, apesar de algumas desinências serem as mesmas do verbo paradigma da terceira conjugação, como o verbo sorrir: sorri, sorriste, sorriu, sorrimos, sorristes, sorriram.

Ex: SOFÁ >> RADICAL: SOFÁ.

O radical do verbo correr é “corr”.

Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.