Como se comporta um misógino?

Perguntado por: anogueira4 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Misoginia é uma palavra que tem por definição o ódio às mulheres. A origem desse termo é grega e vem dos vocábulos miseó, que significa "ódio", e gyné, que tem como tradução "mulher". Esse conceito abarca os sentimentos de desprezo, preconceito, repulsa e aversão às mulheres e ao que remete ao feminino.

Geralmente, a misoginia é um comportamento atribuído aos homens, que praticam atitudes com a clara intenção de destilar ódio e preconceito contra mulheres. Pessoas misóginas tem comportamentos que são pensados e articulados para depreciar, diminuir e promover o ódio contra mulheres.

“Alguns exemplos são desqualificar mulheres; impedir que elas verbalizarem opiniões e pontos de vista; intimidá-las; praticar gaslighting; praticar violências verbal, física, psicológica, moral, patrimonial e sexual; e, por fim, o feminicídio – um crime de ódio baseado no gênero”, lista a professora e coordenadora da ...

A misoginia pode ser considerada um tipo de sexismo que se mostra como uma aversão às mulheres, recheado de preconceito, desdenho, e hostilidade direcionadas ao sexo feminino.

O que é misógino? São chamadas de misóginas as pessoas que têm ódio ou horror às mulheres. Sim, isso existe e pode ser manifestado de diferentes formas, como a exclusão social, a agressão física, a violência doméstica, entre outras.

Este comportamento é muito comum, principalmente, dentro de relacionamentos heteroafetivos. É um caso claro de misoginia culpar a mulher por um erro ou comportamento produzido pelo indivíduo masculino.

Um indivíduo que pratica a misoginia é considerado misógino. O antônimo de misoginia é conhecido por filoginia, que é o amor, afeto, apreço e respeito pelo sexo feminino.

Misandria é a repulsa, desprezo ou ódio contra o sexo masculino. Esta é uma forma de aversão patológica aos homens, enquanto gênero sexual, sendo considerada o oposto da misoginia, que é o sentimento de repulsa e ódio pelo sexo feminino.

O preconceito contra homossexuais e bissexuais é chamado de homofobia. Já o sentimento de aversão contra pessoas transexuais e transgêneros recebe o nome de transfobia. Para saber mais sobre o preconceito contra as mulheres e o universo feminino, leia sobre,Misoginia.

Basicamente, o sexismo é uma discriminação, uma forma de preconceito contra um gênero, que geralmente acontece com mulheres. É bem provável que você já tenha presenciado uma situação em que uma mulher é diminuída apenas por ser mulher. Esse tipo de preconceito se enquadra no sexismo.

A misandria pode se manifestar de várias maneiras, incluindo a discriminação sexual, a difamação dos homens ou mais amplamente o ódio, o medo, a raiva e o desprezo aos homens."

6 sinônimos de misógino para 1 sentido da palavra misógino: Pessoa que sente aversão e ódio por mulheres: 1 ginecofóbico, ginecófobo, ginófobo, antifeminista, androcêntrico, androcentrista.

Além disso, é importante espargir ações de educação em direitos, para que a sociedade conscientize que a difusão de discursos misóginos representa uma violação a direitos humanos, e utilize os meios de denúncia de discursos de ódio disponibilizados pelas próprias plataformas das redes sociais.