Qual é o radical de casa?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Lembre-se que o radical é a base fundamental dos vocábulos, sendo um elemento comum na formação de palavras, por exemplo: casa, casinha, casarão (radical -cas).

A palavra “casa” tem a sua origem no latim “CASA”, que por sua vez designava uma barraca, cabana, choça, edificação rural de pequeno porte, tugúrio. Originalmente, o vocábulo não era utilizado para designar moradas de boa qualidade.

Radical é o elemento base que dá significado a palavra. Ex: Pedra = radical = pedr. Pedreiro = radical= pedr. Como se ver, um radical pode aparecer em mais de uma palavra.

– menino: menina, meninice, menininho – O radical é menin.

Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.

Substantivo Primitivo: os substantivos primitivos são aqueles que não derivam de outras palavras. Exemplos: casa, folha, chuva. Substantivo Derivado: os substantivos derivados são aqueles com origem em outras palavras. Exemplos: casarão (derivado de casa), folhagem (derivado de folha), chuvarada (derivado de chuva).

Significado de Casa
substantivo feminino Construção em pedras, tijolos ou feita com outros materiais, usada para morar, com distintos formatos ou tamanhos, normalmente térrea ou com dois andares. Pessoas que habitam o mesmo lugar; reunião dos indivíduos que compõem uma família; lar: a casa dos brasileiros.

Por outro lado, a classificação da forma fi- como radical de filho [latim filiu(m)] poderá ser problemática.

Por exemplo: amor (radical, como uma referência mais semântica) → am (raiz, como uma referência mais gramatical).

Ex: SOFÁ >> RADICAL: SOFÁ.

A junção do radical cant- com a desinência –r no português é impossível, é a vogal temática “a” que torna possível essa ligação. - Vogais temáticas nominais: são –a, -e e –o, quando átonas finais, como em escola, dente, livro, essas vogais ligam as desinências indicadoras de plural, como escolas, dentes, livros.

Por exemplo: o radical da palavra “amigo” é “amig-“, e é a partir dele que se formam outras palavras da mesma família, como “amizade”, “amigável” e “amigar”.

Exemplo 3: Na palavra MESA, a letra A não é desinência nominal, já que a palavra MESA não tem a sua versão masculina (não existe “MESO”). A vogal A é apenas uma vogal que se junta ao radical MES. Portanto, a vogal A é uma vogal temática (como visto no artigo anterior).

O radical 木 (mù) de “árvore” e “madeira”

Logicamente, esse número é o 6. b) A raiz cúbica de 125 é igual 5, pois 53 = 125.