Qual é o radical da palavra feliz?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Procedendo do mesmo modo para as palavras acima, teremos: Felic-idade e in-feliz-mente. Os radicais são, pois, felic e feliz.

Palavra inicial: feliz. Prefixo: in. Radical: feliz. Sufixo: mente.

Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.

Existem palavras formadas apenas de radical, como é o caso de sofá, amor, café, animal, dor, paz, tatu.

Introdução. Radical é o elemento que contém o significado básico de uma palavra e a partir do qual pode constituir-se uma família de palavras. Ao contrário da raiz, ele não concentra sua significação de um aspecto diacrônico (histórico), e sim sincrônico (independente da raiz histórica).

A palavra feliz tem como família o seguinte conjunto de palavras: desinfelicidade, desinfeliz, infelicidade, infelicitador, infelicíssimo, infelicitar, infeliz, felicitação, felicitador, felicíssimo, felicitar, felizão, felizardo, felizmente, felizona.

Por exemplo: amor (radical, como uma referência mais semântica) → am (raiz, como uma referência mais gramatical).

O radical 木 (mù) de “árvore” e “madeira”

Raiz e radical não significam a mesma coisa, ainda que possam coincidir. A raiz é um elemento irredutível de uma palavra, já o radical não.

Lembre-se que o radical é a base fundamental dos vocábulos, sendo um elemento comum na formação de palavras, por exemplo: casa, casinha, casarão (radical -cas).

[Gramática] Parte que traz a significação lexical da palavra, elemento fixo, que não provém de um sufixo, prefixo ou infixo: livr- é o radical de livro, livrinho, livraria, livreiro.

Ex: SOFÁ >> RADICAL: SOFÁ.

Radiciação é a operação que realizamos quando queremos descobrir qual o número que multiplicado por ele mesmo determinada quantidade de vezes, dá um valor que conhecemos.

O prefixo in- agrega-se a felizmente. O sufixo -ment(e) agrega-se a infeliz.

pedr

na palavra “pedra”, como o radical é “pedr”, a vogal “a” é o que chamamos de vogal temática.

Por outro lado, o substantivo felicidade, procedendo do adjetivo, é regido pelo sufixo -idad, que se refere aos componentes latinos -tas e -ātis, manifestando-se em felicĭtas, felicĭtātis, enquanto também destacam infeliz (dado nas expressões latinas infēlix, infēlīcis, afetado pelo prefixo in-, atuando em carater de ...