Qual é o radical de amigos?

Perguntado por: dsilveira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Ambas as palavras partilham do radical am-, presente no verbo latino amare, que significa «amar, ter afeição por alguém, ter amizade ou amor a, querer bem, estimar, ter agrado por» (cf. Dicionário de Latim-Português, de A. Gomes Ferreira).

amig

Por exemplo: ao acrescentar o sufixo “-dade” ao radical “amig-“, temos a palavra “amizade”.

Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.

pedr

na palavra “pedra”, como o radical é “pedr”, a vogal “a” é o que chamamos de vogal temática.

A desinência nominal -o indica o masculino: amigo (amig-o). A desinência nominal -a indica o feminino: amiga (amig-a). A desinência nominal -s indica o plural: amigos e amigas (amig-o-s e amig-a-s).

Outro exemplo seria o substantivo "amizade", que é derivado do adjetivo "amigo". Em resumo, um substantivo derivado é um substantivo que é formado a partir de outra palavra adicionando um sufixo ou prefixo.

Lembre-se que o radical é a base fundamental dos vocábulos, sendo um elemento comum na formação de palavras, por exemplo: casa, casinha, casarão (radical -cas).

Por exemplo: amor (radical, como uma referência mais semântica) → am (raiz, como uma referência mais gramatical).

O radical 木 (mù) de “árvore” e “madeira”

o radical do verbo é "chora-". a vogal temática é "a" e indica que o verbo pertence à segunda conjugação. desinência do infinitivo.

Exemplo 4: Na palavra CAFÉ, o radical é CAFE e como a palavra é oxítona (a última sílaba é tônica) ela não tem vogal temática (só tem radical). Portanto, como CAFÉ não tem vogal temática, CAFÉ é uma palavra atemática.

Ex: Flor, floração, flora, floral, floreado, floreio, flóreo, florescente, floricultura, florido, florista, florzinha. Perceba que, em todos os vocábulos acima, o radical “flor” mantém-se inalterado.

Introdução. Radical é o elemento que contém o significado básico de uma palavra e a partir do qual pode constituir-se uma família de palavras. Ao contrário da raiz, ele não concentra sua significação de um aspecto diacrônico (histórico), e sim sincrônico (independente da raiz histórica).