Qual o profeta que escreveu o Éden como Jardim de Deus?

Perguntado por: lmota . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Ezequiel 28. Nossa crençaEncontre respostas para suas perguntas sobre o evangelho restaurado de Jesus Cristo.

Ezequiel

Ezequiel 28 descreve o Jardim do Éden como uma montanha? Em Ezequiel 28, o Senhor Deus destaca o orgulho do rei de Tiro, fruto de suas riquezas e esplendor. Contudo, o comportamento ímpio dele provocou a ira de Deus.

A palavra hebraica 'pardés', cuja raiz nos lembra o 'paraíso', significa 'jardim'. O termo composto 'Gan 'Eden', 'jardim das delícias' (Gênesis 2:8-14), foi usado para definir tanto o paraíso terrestre quanto o paraíso celestial.

Ao lermos, ponderarmos e orarmos, virá à nossa mente a visão dos três jardins de Deus: o Jardim do Éden, o Jardim do Getsêmani e o Jardim do Sepulcro Vazio, onde Jesus apareceu para Maria Madalena.

É dito que o Éden está envolvido por quatro rios, o Pison, o Gheon, o Tigre e o Eufrates, o que o situará na zona da Mesopotâmia, atualmente o Iraque.

Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar” (Gênesis 2:8-15). A Bíblia indica que o Éden, o jardim que nossos primeiros pais cuidavam, ficava entre quatro rios.

O livro de Ezequiel foi escrito durante o cativeiro de Ezequiel na Babilônia. Ele profetizou de 592 a 570 a.C. (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Ezequiel”).

Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.

Contudo, apesar da sua expulsão do Jardim do Éden, a árvore da vida permanece nos textos sagrados como promessa de salvação e esperança de reconciliação com Deus, que continua a prometer os seus frutos como recompensa para aqueles que seguem o caminho certo.

Uriel - O Arcanjo protetor dos portões do Éden.

Jardim do Éden

O Jardim do Éden foi uma terra plantada por Deus no leste antes do Dilúvio (Gênesis 2:8; Siegfried Horn, The Seventh-day Adventist Bible Dictionary 302-3).

A simbologia do jardim do paraíso é uma das mais antigas e está associada à criação do mundo, mencionado no Génesis bíblico como tendo sido cultivado por Adão. O facto de no início o mundo ter surgido em forma de jardim, também representa o domínio e a importância do mundo vegetal e natureza primordial do ser humano.

Na tradição judaico-cristã, o Jardim do Éden (em hebraico: גַּן־עֵדֶן – gan-ʿḖḏen), também chamado de Paraíso, é o "jardim de Deus" descrito no Livro do Gênesis e no Livro de Ezequiel.

Túmulo dos Patriarcas

O Túmulo dos Patriarcas é considerado como o centro espiritual da antiga cidade de Hebrom, que se situa no sudoeste da Cisjordânia, no coração da antiga Judeia. O lugar é chamado Me-arat Hamachpelah (em hebraico: מערת המכפלה), que significa «o túmulo das duplas sepulturas».

Significado de Éden
substantivo masculino [Religião] Região descrita na Bíblia como o lugar onde Deus criou um jardim para Adão e Eva; paraíso.

Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.