Quando se forma à identidade de uma pessoa?

Perguntado por: emata . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 7 votos

A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais “as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade”, de fatores interpessoais “identificações com outras pessoas” e de fatores culturais “valores sociais que uma pessoa está exposta tanto global quanto comunitários”.

Zacarés (1997) entende que a identidade desenvolve-se durante todo o ciclo vital, mas é no período da adolescência que ocorrem as transformações mais significantes.

Morin (2002) observa que a nossa identidade humana é constituída numa relação dialógica da tríade indivíduo/espécie/sociedade.

Enquanto indivíduos, estamos imersos em um ambiente que propicia uma base para a constituição da nossa identidade. Essa identidade torna-se, assim, fruto de um processo de socialização (BERGER; LUCKMANN, 2003). Processo este que ocorre na medida em que existe a interação social dos indivíduos na vida cotidiana.

Nossa identidade não é somente feita através dos documentos que carregam nossas informações, mas sim a forma como cada pessoa se percebe, se vê diante do mundo. A identidade é construída ao longo de nossa vida, a partir das coisas e experiências que passamos, ou seja, através das nossas relações sociais.

Os quatro estados são: difusão, pré-fechamento, moratória e identidade estabelecida.

Falando em identidade e personalidade, é exatamente como se fosse uma pessoa: a identidade se dá na forma como ela se veste e a personalidade na forma como ela se porta e age perante ao mundo.

Este termo remete para a identidade individual e pessoal de cada indivíduo. A identidade é uma construção dinâmica da unidade da consciência de si, através das relações subjetivas, das comunicações, da linguagem e das experiências sociais.

A teoria sociológica distingue duas apreensões: a identidade social e a autoidentidade. A identidade social refere-se às características atribuídas a um indivíduo pelos outros, o que serve como uma espécie de categorização realizada pelos demais indivíduos para identificar o que uma pessoa em particular é.

Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas.

O documento de identidade é um direito à cidadania. Possibilitar a correta individualização da pessoa e permitir que ela seja reconhecida no mundo jurídico é de fundamental importância.

O outro, cuja função permite a construção da consciência de si e do mundo, estende a sua influência por todas as etapas do desenvolvimento da criança, como outro significativo, tanto no contexto das relações socioafetivas, no interior da família, quanto no contexto da escola e de outros grupos sociais.

Essa construção ocorre em diferentes níveis do desenvolvimento humano, como nos planos sexual, social, profissional e religioso, entre outros; As experiências e vivências individuais e coletivas no decorrer da vida fazem parte da construção da identidade de cada um.

Devemos ter consciência da importância da identidade, uma vez que, temos memória e sem ela seria. impossível nosso próprio reconhecimento, por isso a. identidade é tão importante, por isso valorizamos ser.

Termo de origem latina, formado a partir do adjectivo “idem”(com o significado de “o mesmo”) e do sufixo “-dade” (indicador de um estado ou qualidade). Como tal, a etimologia desta palavra conduz à sua aplicação como qualificadora daquilo que é idêntico ou o mesmo, sendo, portanto, identificadora de algo que permanece.

O jovem desenvolve sua identidade influenciado pelas pessoas ao seu redor e, a juventude atual, conhecida como os nativos digitais, também expressam suas ligações e relações com os outros por meio do uso de tecnologias e das redes sociais.