Como explicar para uma criança o que é o batismo?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 12 votos

O Batismo é o primeiro dos Sacramentos, aquele que consagra o verdadeiro nascimento de um cristão. É através do Batismo que somos purificados do Pecado original e nos tornamos parte da Igreja e do corpo de Cristo. Graças ao Batismo, temos acesso aos outros sacramentos e começamos a seguir o caminho do Espírito.

Se você ajudar seu filho a responder a perguntas como: “Por que o batismo é importante?” e “O que significa tomar sobre si o nome de Cristo?”, ele se sentirá mais preparado para essa conversa. Ajude seu filho a entender que o objetivo do bispo é ajudá-lo a estar pronto, em vez de interrogá-lo ou encurralá-lo.

O Batismo é um elemento de vital importância para a Igreja Cristã. Através dele, declaramos que estamos arrependidos diante de Deus; que aceitamos Seu projeto de vida e estamos desejosos de fazer parte do Seu Corpo, a Igreja.

O batismo representa um novo nascimento. Ele nos torna filho de Deus e nos incorpora à igreja”, diz o frei capuchinho Maurício Aparecida Solfa, 40, da Igreja dos Capuchinhos. Segundo ele, além de conduzir o afilhado à vida religiosa, devem estar sempre presente afetiva e carinhosamente.

Ele deu o exemplo para nós, obedecendo ao mandamento de Deus de ser batizado. Quando Jesus saiu da água, o Espírito Santo desceu sobre Ele. Deus falou do céu, dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.

Resumo. Os evangelhos de Mt 3,13-17 e Mc 1,9-11 narram o batismo de Jesus por João Batista. Lc 3,21-22 evita dizer que Jesus foi batizado por João Batista e refere o acontecimento, quando João já está preso. O quarto evangelho relata que João batizava o povo (Jo 3,23), e também evita dizer que João batizou Jesus.

Incorporados a Cristo através do Batismo, somos cooperadores de Deus e vocacionados à missão de Jesus, exercendo com Ele, as funções Sacerdotal, Profética e Régia, conferidas pelo Pai. estar reconciliado com Deus. Passamos, então, como cristãos, a viver o seguimento de Jesus em nossa vida.

Senhor, te entrego o meu segundo coração ao passo que meu filho é batizado no dia de hoje. Proteja-o e abençoe a sua alma. Ouvindo isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.

A origem do batismo
No Egito antigo, as cerimônias sagradas de purificação eram realizadas nas águas do rio Nilo, do Eufrates ou no mar. A água é um elemento fundamental do batismo, pois simboliza a vida. A água que lava e vivifica, é o sinal sacramental do batismo.

Pelo batismo, deixamos para trás nossa antiga vida e começamos uma nova vida como discípulos de Jesus Cristo. Quando somos confirmados, tornamo-nos membros de Sua Igreja. O batismo também inclui um sagrado convênio, uma promessa, entre o Pai Celestial e a pessoa que é batizada.

> Crer em Jesus para ser salvo. > Pedir para ser batizado numa igreja local. >

Batismo vem do grego baptizein e “significa 'mergulhar', 'imergir'. A 'imersão' na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como 'nova criatura'” (nº 1214).

O Padrinho e a Madrinha do Batismo são as figuras que acompanham o afilhado ou afilhada ao altar e assumem a responsabilidade de acompanhá-los no seu crescimento humano e cristão. Se o batismo é de uma criança, Padrinho ou Madrinha também têm a tarefa de pronunciar por ela as promessas do Batismo.

O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).

O batismo é um mandamento
Ao ser batizado, Jesus demonstrou a todos os filhos de Deus que “[seria] obediente [ao Pai] na observância de seus mandamentos” (2 Néfi 31:7).

3 E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o abatismo de arrependimento, para o bperdão dos pecados; 4 aSegundo o que está escrito no livro das palavras do profeta bIsaías, que diz: cVoz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas.