Por que colorir mandalas?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Isso porque, ao construir ou colorir um mandala, você liberta sua criatividade, construindo os próprios códigos, reinventando o que já existe e criando novos caminhos.

Estudos da psicologia mostram que colorir mandalas têm o mesmo efeito da meditação. Suas formas geométricas são capazes de provocar um profundo envolvimento e concentração durante a coloração, ajudando a liberar a ansiedade, e ao mesmo tempo explorar os seus próprios sentimentos.

Por que a terapia com mandalas pode trazer benefícios para a saúde mental? A mandala é um tipo de representação geométrica, que simboliza a relação do homem com o cosmos. Acredita-se que a utilização da mandala possibilita um retorno a um espaço sagrado. Ela é muito usada no tantrismo (um tipo de crença filosófica).

Muitas pessoas usam mandalas não apenas para criar um caminho de experiências, mas para encontrar paz, tanto mental quanto espiritual. A elaboração de mandalas não é usada apenas como método de meditação ou relaxamento, mas em muitas ocasiões também está incluída no que é conhecido como arte-terapia.

Comece com algo simples: imprima algumas mandalas (as que deixamos para você antes), encontre lápis de cores, acomode-se em um lugar claro e comece a pintar. Se você teve um dia difícil e tudo o que deseja é liberar sua mente, pintar mandalas ajudará você a recuperar a harmonia.

Rabiscar, desenhar, colorir… a infância que a gente conhece!
Dessa forma, além de divertido, o ato de colorir estimula aspectos motores, cognitivos e socioemocionais da criança. Tornando-se uma das principais ferramentas educativas a serem introduzidas na infância.

Auxilia a lidar com os sentimentos
A criança consegue expressar suas emoções por meio do desenhar e do colorir, que são recursos, inclusive, muito usados dentro da psicoterapia infantil. Os pequenos podem exteriorizar sentimentos que não conseguiriam colocar para fora se utilizassem apenas a fala.

O criador da psicologia analítica observou que as representações imagéticas, das quais a mandala é um exemplo, são utilizadas para consolidar o mundo interior e para favorecer a meditação em profundidade, voltando para um si mesmo designado como o verdadeiro Self.

A mandala, em sânscrito, significa “círculo sagrado”. Ou seja, são símbolos circulares usados para facilitar a meditação no hinduísmo e budismo. Mas, outras religiões, como o cristianismo e o taoismo, também utilizam mandalas em suas práticas espirituais.

Branco: pureza, paz, limpeza (junção de todas as cores funcionando como equilibradora). Cinza / Prata: neutralidade, estabilidade, modernidade, auto-controle. Laranja: energia, reparadora, regeneradora, força, prosperidade (mistura do vermelho e amarelo, traz as características dessas cores).

Você pode energizar sua mandala durante 7 dias, escolhendo, no máximo, 7 cristais, com sete finalidades especiais para a sua vida. Depois desse período, você deve deixar a mandala num local que tenha contato durante o dia. Ela pode ser usada em casa ou no seu trabalho.

Mandala significa círculo em palavra sânscrito. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia.

A ideia é que transmita boas energias aos visitantes. Você também pode explorar a sensação de paz e harmonia que a mandala transmite ao colocá-la estrategicamente em uma das paredes do quarto.

tinta acrílica

tinta acrílica para desenvolver as mandalas em. pontilhismo. Mostro a consistência exata da tinta para que o ponto. fique bem redondinho.

Como fazer sua mandala
Fazer o seu próprio desenho é uma forma de expressar suas emoções conscientes, descarregar a tensão desses sentimentos e refletir sobre o seu momento de vida. Assim, você consegue entender e organizar seu lado emocional. Leia atentamente os significados das cores e das formas.