O que está escrito em João 3 22?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 15 votos

22 Depois disto foi Jesus com os seus discípulos para a terra da Judéia; e estava ali com eles, e batizava. 23 Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados. 24 Porque ainda João não tinha sido lançado na prisão.

“Não existe maior evidência do poder e da perfeição infinitos do amor de Deus do que as palavras do Apóstolo João [em João 3:16]: Pensem em como deve ter afligido nosso Pai Celestial enviar Seu Filho para suportar por nossos pecados um sofrimento incompreensível.

Leia e pondere as seguintes escrituras e ore a respeito delas: João 3:1–22. Jesus ensina Nicodemos que todos precisamos nascer da água e do Espírito para entrar no reino de Deus.

Deus nos amou de tal maneira que enviou Seu Filho Unigênito, não para nos condenar, mas para nos salvar. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Nicodemos, pela sua maneira respeitosa de se dirigir a Jesus no coração da noite, revela a própria retidão interior que o leva a se questionar se não é possível encontrar uma luz para iluminar a própria vida.

O Evangelho de João é ricamente doutrinário, sendo alguns dos principais temas a divindade de Jesus como o Filho de Deus, a Expiação de Cristo, a vida eterna, o Espírito Santo, a necessidade de nascer de novo, a importância do amor ao próximo e de acreditar no Salvador.

Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter. Acredite que Ele existe e que ouve você, porque Ele existe.

Este significado é o que dá fundamento a tudo, é a vida eterna, é Deus mesmo. Eis porque todo o caminho cristão é um caminho de renovação, isto é, um modo novo de ver as mesmas coisas: Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”.

A resposta dada a tal questionamento foi: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”, referindo-se ao imperador romano César. Ou seja, Jesus afirma que não devemos misturar questões políticas e econômicas com questões religiosas.

João 2–4: “Necessário vos é nascer de novo”

18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado; porquanto não crê no anome do Unigênito bFilho de Deus. 19 E a condenação é esta: Que a aluz veio ao mundo, e os homens amaram mais as btrevas do que a luz, porque as suas cobras eram más.

Amar como Jesus amou é extremamente nobre, é amar sem olhar a quem, criar empatia e entender o outro com as necessidades físicas e afetivas. Você também quer mudar vidas e exercer o amor de Cristo todos os dias?

O amor de Deus não justifica o pecado, mas oferece redenção. O amor de Deus envolve todas as pessoas e, por esse motivo, algumas delas dizem que ele é “incondicional” e, em sua mente, podem dar a esse pensamento o significado de que as bênçãos de Deus são “incondicionais” e de que a salvação é “incondicional”.

Quando Jesus transmite a Nicodemos o ensinamento espiritual básico: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”, causa perplexidade ao doutor da lei que, admitindo sua ignorância, não entende como é possível alguém nascer de novo.