O que levou Eva a pecar?

Perguntado por: oneves6 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Pela “concupiscência da carne” e “dos olhos… o diabo enganou Eva (1 Timóteo 2:14) e a levou a comer da árvore do conhecimento do bem e do mal” (Ellen White, Uma Profetisa Entre Vocês 14.2).

Em um momento de descontração com Adão, Eva se separa do homem e encontra uma serpente que a convence de que não haveria problemas caso ela pegasse um dos frutos da árvore do conhecimento do bem e do mal para comer. Então, ela pega um dos frutos e come.

Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.

Como Adão e Eva comeram do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, o Senhor expulsou-os do Jardim do Éden para o mundo. Sua condição física mudou como resultado de haverem comido o fruto proibido.

Adão e Eva desobedeceram a Deus comendo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Eva culpou a serpente por tentá-la (versos 11-13). Por causa disso, Deus amaldiçoou a serpente a andar sobre seu ventre e viver em inimizade com a mulher. Ele também amaldiçoou a terra para que Adão trabalhasse duro para produzir comida da terra.

Diante destas considerações vamos apresentar quais foram os maiores erros de Eva.

  • Acreditar em uma voz estranha.
  • Deus deixou de ser suficiente.
  • Influenciou Adão ao erro.

A fruta é historicamente conhecida como uma maçã e faz sua aparição dessa forma tanto em relatos modernos como em peças de arte de séculos atrás. Entretanto, o texto original não confirma que o fruto era uma maçã. De acordo com a Bíblia o fruto é descrito apenas como parte da “árvore do conhecimento do bem e do mal”.

Acreditando na pérfida serpente, Eva comeu do fruto proibido e convenceu o seu companheiro a fazer o mesmo. A punição por este ato de desobediência original foi a perda da imortalidade, a partir de então os homens tornaram-se mortais.

E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? 2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 Mas do fruto da aárvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

É importante entender que foi o ato de desobediência que abriu os olhos de Adão e Eva para o mal, não o fruto em si. Ao comerem do fruto proibido, desobedeceram ao Criador, trazendo, assim, o pecado e o mal para suas vidas e próximas gerações.

24Segundo antiga tradição, atestada pelo menos desde fins do século I, a serpente foi o corpo usado por Satanás para entrar no Éden, aproximar-se de Eva e depois engravidá-la. Ou seja, o anjo caído, mais do que o réptil, é o parceiro da mulher na cena46.

Por terem transgredido esse mandamento e comido do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, Adão e Eva foram expulsos da presença do Senhor (ver D&C 29:40–41 ). Em outras palavras, sofreram a morte espiritual. Também se tornaram mortais, ou seja, sujeitos à morte física.